Nos últimos anos, cada vez mais jovens brasileiros olham para a Europa como uma terra de oportunidades e a chamam de sua nova casa, em particular o país que tinha o Brasil como colônia, Portugal. Mas por que tantos brasileiros estão se mudando para lá? Não há resposta curta. Há uma enorme variedade de razões pelas quais os brasileiros estão se mudando para Portugal: o clima comparável, a linguagem compartilhada, a excelente qualidade de vida e políticas mais estáveis, o incrível sistema de saúde gratuito … a lista só aumenta! Portugal tornou-se um destino tão popular nos últimos anos devido ao impressionante desenvolvimento e economia estável do país, fornecendo uma infinidade de oportunidades para quem procura uma vida melhor.

O Índice de Desenvolvimento Humano é um sistema desenvolvido pela ONU que combina uma variedade de fatores muito importantes: expectativa de vida, educação e renda per capita. Portugal, por exemplo, está classificado como “Muito alto” neste índice e está 40 lugares acima do Brasil. Além disso, em uma pesquisa de 2019 da International Expat Insider, descobriu que Portugal ocupa o primeiro lugar na qualidade de vida, com a segurança estando no topo da lista de motivos (enquanto que o Brasil possui diversas cidades consideradas como mais perigosas do mundo). Também mencionada nesta avaliação foi a qualidade do ambiente e do clima. O clima é outro fator-chave, pois muitos brasileiros consideram o clima em Portugal extremamente agradável e familiar e se adaptam rapidamente.

Portugal ocupa a quarta maior comunidade de brasileiros fora do Brasil, com mais de 140.000 habitando Portugal. Essa grande comunidade fornece ainda mais força para outros brasileiros que pensam em se mudar, sabendo que não ficarão sozinhos em terras estrangeiras e ter uma rede de apoio já montada é um enorme conforto para muitos imigrantes. Juntamente com a comunidade já massiva de brasileiros, há um custo de vida muito acessível. Lisboa é considerada uma das capitais mais baratas para se viver na Europa Ocidental, com apartamentos em outras capitais como Londres ou Paris custando em média cerca de 2 ou 2,5 vezes mais do que você pagaria em Lisboa.

O sistema de saúde em Portugal é reconhecido mundialmente e também totalmente gratuito. Estando na posição de vigésimo segundo no mundo em critério de saudabilidade, a população portuguesa é aclamada como uma das mais saudáveis ​​do continente ao comparar dados como doenças cardíacas e expectativa de vida. Sua taxa de mortalidade infantil também é extremamente baixa, com apenas 3 mortes por 1.000 recém-nascidos, em comparação com a taxa no Brasil de cerca de 12,8 mortes por 1.000 recém nascidos.

Há uma infinidade de razões pelas quais os brasileiros estão se mudando para Portugal, desde a ausência de uma barreira linguística ao incrível sistema de saúde, até as comunidades já estabelecidas de brasileiros esperando para recebê-los de braços abertos. Portugal oferece um lugar seguro e estável, com oportunidades que muitos jovens brasileiros querem aproveitar. E agora, mais do que nunca, com o Bolsonaro no poder, ou seja, um presidente considerado incompetente e imprudente e uma administração danosa ao país e sua população, não será surpresa um aumento dessa onde emigratória.