Carlos Cypriano João Colunistas

O início do atendimento pré-hospitalar – aph no sul de Santa Catarina

blank

A primeira ambulância

 O serviço pré-hospitalar móvel teve seu início no mês de novembro de 1993 em Criciúma, mas a primeira ambulância só apareceu no ano seguinte.  Havia em seu interior todo material de ponta para sua época, era composta sempre por três Bombeiros Militares, sendo somente um socorrista. Naquele tempo não atendíamos os casos clínicos, e aos poucos a população entendeu que nos acidentes diversos, o correto era não deixar ninguém por a mão e nos acionar.

Antes disso não havia ambulância na região, e quando acontecia ocorrências relacionadas de vulto, sempre tinha um “abençoado” que dizia: porque não vieram com ambulâncias? A resposta era simples: Por que não existe! Existia sim, uma forte influência dos filmes norte-americanos. Lá tinha! Aqui não! Se liga! Isso vale para outras situações no cotidiano nacional.

Outra coisa

Outra coisa! Sabem quem conduzia para hospitais das cidades do sul de SC, as vítimas de quedas, atropelamentos e outros? Não? Os taxistas, sim os taxistas. Os Bombeiros atuavam somente nos grandes acidentes onde envolviam muitas vítimas.

A primeira guarnição

Foi aí que o ASU-23 entrou para a história sendo a primeira ambulância do sul do Estado em APH, e estes dois ali abaixo na imagem também, como a primeira guarnição, no caso eu e o outro Bombeiro ao meu lado. Não tenho autorização pra falar o nome dele e por isso só vou escrever as iniciais: Anísio Artur da Silveira, Hehehe! Experiência e conhecimento ali transbordavam!

blank

Aniversário

Hoje as vésperas do aniversário do serviço, os parabéns seguem para estes nobres que atuam no APH móvel. Todos sabemos que o trabalho nas ambulâncias, é uma “cachaça”, mas nem sempre reconhecido, de forma que contemple as necessidades dos guerreiros e guerreiras. Mas, com esta lembrança dos 27 anos, espero que o serviço cresça e apareça, ainda mais com o advento da ambulância de classe E por aqui, leia-se, helicóptero ambulância.

blank

Eu sou Carlos Cypriano, especialista em Emergência Pré-Hospitalar e Segurança Contra Incêndio e Pânico!

Contato: carloscypriano1@gmail.com
Fone: (48) 99172-9433

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.