Nunca é tarde para realizar sonhos

Clésio de Oliveira, da sexta turma de Gastronomia da Unesc, concluiu a segunda graduação aos 63 anos

“Nunca é tarde para adquirir conhecimento”. Uma frase que passou a fazer ainda mais sentido para Clésio de Oliveira que, aos 63 anos de idade, conclui a segunda graduação: Gastronomia na Unesc. O administrador de empresas, que também foi professor universitário por 20 anos, decidiu voltar a ser acadêmico em meio à pandemia. “Foi uma das melhores decisões da minha vida”, afirma.

Oliveira já sabia cozinhar, mas ingressar no curso, mesmo com um pouco de vergonha no início, abriu a mente e os horizontes. “Eu precisava passar por isso e adquirir novos aprendizados. Percebi a minha evolução neste sentido e recomendo para outras pessoas” enfatiza.

Ao lado dos colegas da sexta turma de Gastronomia da Unesc, Oliveira festeja a nova conquista em uma última aula que teve sabor de risotos, sobremesas, mas como prato principal os sorrisos e a alegria. 

Quem também comemora é a família do novo gastrólogo, já que agora cabe a ele preparar as refeições e reunir todos em volta da mesa. “Se fosse só para isso eu já estaria satisfeito, mas imagino ter um empreendimento no segmento. É uma semente plantada aos 63 anos de idade”, conta.

Mais egressos

A formatura de Clésio e dos colegas ocorre no dia 19 de outubro, mas até o fim do ano, mais uma turma de Gastronomia da Unesc colará grau. 

O curso de graduação em Gastronomia da Unesc ocorre no formato de Ensino à Distância (EaD). Nele, os estudantes realizam as aulas teóricas de maneira online, indo ao laboratório da Universidade para colocar os ensinamentos em prática.

A estrutura oferecida pela Universidade é algo que impressionou o acadêmico. “Fiquei encantado com tudo que a Unesc oferece como, por exemplo, laboratórios; professores altamente qualificados e os insumos de qualidade para usarmos na cozinha”, comenta. 

Ao se formar em Gastronomia na Unesc, o tecnólogo pode atuar em restaurantes, lanchonete, bares, pubs e rotisserias. Outro foco são ainda as pousadas, hotéis e indústrias de alimentos, gestão de um negócio gastronômico, assessorias, e muitos outros.

Contribuindo com a economia regional

O coordenador do curso, Marco Antônio da Silva, ressalta que a sexta turma é homogênea, formada em sua maioria por empresários com idades semelhantes. “Para nós é uma honra ter mais egressos de Gastronomia no mercado de trabalho. Com o encerramento desta turma, abrimos matrículas para ingresso no período da manhã a partir de outubro”, cita.

A Gastronomia da Unesc é dividida em oito trilhas de aprendizagem, iniciando com o básico, por meio do qual os acadêmicos desenvolvem as habilidades. “Porém o curso não é focado somente na cozinha quente, fria e panificação. Ela tem também a parte de bebidas, serviços e operações logísticas, entre outras”, fala Silva.

O professor Lucas Firmino, diz que percebe como o curso molda e contribui com cada um dos estudantes. “É interessante perceber o caminho que cada um trilha desde que começou o curso. Eles acabam chegando com uma ideia, e durante o curso se moldam e mudam a trajetória, mas continuam no segmento. Quem já é da área amplia o conhecimento e quem não era, adquire novos conhecimentos”, relata.

Muitas oportunidades

Os interessados em conhecer o curso de Gastronomia ou ainda todas as experiências proporcionadas pela Unesc, com toda a sua gama de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância, podem entrar em contato para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Os interessados nos cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 34312626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 34312671.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644-1887 ou no (48) 3431-2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.