Educação

Núcleo de Estudos da Unesc promove 20 cursos de curta duração gratuitos

blank

Foco do projeto é o aprendizado e o contato com a área de negócios internacionais.

Um novo projeto que nasce dentro da Unesc está levando conhecimento gratuito à comunidade interessada em negócios internacionais. Trata-se do Prime Class, programa idealizado para qualificar acadêmicos e profissionais que desejam atualizar-se sobre diversos assuntos em torno da administração e do comércio exterior. As atividades já foram iniciadas no último sábado e seguem ao longo das próximas 20 semanas.

A proposta, conforme o idealizador da ação e coordenador do Núcleo de Estudos Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (GENINT), professor Júlio Cesar Zilli, segue o objetivo central do Programa de Imersão Empresarial (Prime) e possibilita a aproximação dos acadêmicos de graduação e pós-graduação junto ao setor produtivo, assim como o contato com profissionais vinculados a área de negócios internacionais. “Desta forma a Universidade reforça seu papel enquanto comunitária, colocando em prática a missão de ‘educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida’”, destaca.

Os encontros, realizados de forma virtual por meio da plataforma Google Meet, ocorrem sempre nas manhãs de sábado e contam com aproximadamente uma hora de duração. Para tornar possível a iniciativa, conforme Zilli, o projeto conta com a parceria do Núcleo Operacional PEIEX Criciúma, da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e dos cursos de Administração e Comércio Exterior da Universidade.

De acordo com professor, os participantes terão a oportunidade de percorrer uma trilha de conhecimento, envolvendo a participação do Brasil no mercado internacional, ferramentas para prospecção de mercado, classificação fiscal, habilitação para exportação/importação, stakeholders logísticos, Incoterms, precificação para exportação, condições de pagamento, despacho aduaneiro, dentre outros temas importantes no contexto do comércio exterior.

As atividades serão ministradas por professores, profissionais do setor produtivo/serviços, técnicos extensionistas e despachantes aduaneiros. “Elas são importantíssimas na qualificação dos futuros ou profissionais atuantes no contexto internacional e irão favorecer o ecossistema de internacionalização da região Sul de Santa Catarina”, garante o professor.

Inscrições abertas

Neste sábado a aula será ministrada pelo próprio coordenador do projeto, professor Júlio Cesar Zilli. A temática será “O Brasil no comércio internacional” e o encontro está marcado para às 9h.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição no link: https://bit.ly/3g5d4CN.

Para acompanhar os próximos temas abordados, as datas e os ministrantes de cada curso basta acessar a página do GNINT no Instagram @ genint.unesc.

Confira abaixo a programação de datas e temáticas:

24/4 – Prospecção de mercado para Inserção Internacional – Módulo I

8/5 – Prospecção de mercado para Inserção Internacional – Módulo II

15/5 – Prospecção de mercado para Inserção Internacional – Módulo III

22/5 – Classificação Fiscal e NESH

29/5 – RADAR: Habitação para Exportação

12/6 – Stakeholders Logísticos: Conceitos e Funções

19/6 – Modalidades de Exportação (direta e indireta)

26/6 – Zonas Primárias e Secundárias: conceitos, regulação e atividades

3/7 – INCOTERMS 2020

10/7 – Formação de preço para Exportação

17/7 – Frete Internacional: Negociação e Responsabilidades

24/7 – Documentos na exportação: Tipologias e funcionalidades

31/7 – Modalidades de pagamento Internacional

7/8 – Oferta Comercial para Exportação: Mecanismos e componentes

14/8 – Proforma: Conceito, Funcionalidade e Estrutura

21/8 – Financiamentos para exportação: Tipologias e aplicação

28/8 – Adequação nas exportações: Regulação e Proximidade com o novo consumidor

4/9 – Despacho Aduaneiro de Exportação

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.