RESERVA SÃO FRANCISCO macacoRESERVA SÃO FRANCISCO animale albero

PARCO AMBIENTALE SAN FRANCESCO

Nova Veneza tem a maior reserva ambiental particular da região. Na semana passada a convite do proprietário fui visitar a reserva ambiental São Francisco acompanhado do proprietário, biólogos, ambientalistas e um veterinário especializado em animais silvestres.

Além de respirar o ar puro da natureza foi uma aula de conhecimento. São Francisco é uma Área Particular de Preservação Ambiental com 1.300 hectares de Floresta Atlântica, localizada no sul de Santa Catarina, ao leste de Nova Veneza. Protegida por S. J. Damiani, a área é de relevante importância para conservação por abrigar um significativo remanescente de floresta densa, proteger mananciais e servir de reduto para muitas espécies da fauna e flora brasileira.

A importância desta área reside também no fato estar conectada a Reserva Biológica Estadual do Aguaí, uma das dez unidades de conservação estaduais do grupo de proteção integral de Santa Catarina, contribuindo diretamente para o aumento da conectividade da paisagem e representando uma forma eficiente de ampliar as áreas de vida silvestre. Uma escola ambiental está montada no local, com foco para conscientizar as novas gerações.  Bravo, bravi, bravissimi!!!

BEZ FONTANA italianos

BEZ FONTANA DI CUÀ E DI LÀ

No ultimo domingo participei de um encontro familiar e cultural. O empresário Olvacir Bez Fontana recebeu e seu cinematográfico sítio no distrito da “Madona di Careàs” um casal de parentes italianos, o policial municipal aposentado Elvio Bez Fontana e sua esposa Maria Tereza Balzan que fazem parte do contesto de aproximação histórica entre os oriundos do sul catarinense e de famílias e autoridades da longínqua Itália.

Passaram-se mais de um século para que os coirmãos se aproximassem. No dia dez junho de 1989, ou seja, há 29 anos um grupo de trinta descendentes de italianos do sul catarinense, no qual este colunista e o Olvacir Fontana estavam na comitiva, percorremos por 15 dias a região do Vêneto e um encontro oficial no município de Longarone, terra de origem de um grande percentual de imigrantes que se estabeleceram em Urussanga e na Colônia de Nova Veneza.

Depois daquele histórico encontro a nossa região se transformou no quesito de italianidade, foi propulsor doa laços entres as famílias dos dois países. Elvio se emocionou com a receptividade, e afirmou que sua primeira viagem não é somente turística, mas, sim de conhecer a historia dos imigrantes e seus oriundos. Além do casal italiano vários amigos participaram do caloroso que terminou com alegre cantoria.  Cin-cin!!!

BERTHA BURIGO BACHA adio facia

ADIO  BERTHA BURIGO BACHA

Faleceu na segunda-feira, 26 e foi sepultada ontem aos 91 anos a Senhora Bertha Burigo Bacha irmã do ex-prefeito Antonio Osvaldo Burigo. Condolências aos familiares, parentes e amigos como Eu. Pax Bertha.

AMÉLIA PICCOLO UGGIONI 97 anos

AUGURI IN VITA SANA AMÉLIA

Nona Amélia Piccolo Ugioni completou seus 97 anos com muita saúde. Ela está entre as mais idosas do município de Nova Veneza. Tanti tanti tantissimi auguri di un Bon Conplean Nona Amélia!!!

NICOLA GAVA E PADRE MARCOS

CIACOLANDO COL PRETE MARCOS

No final de semana almocei com vários amigos, entre eles estava o Padre Marcos Henrique Ferreira que trabalha na Diocese de Criciúma, que até o momento não o conhecia. Foi uma excelente conversa, o achei muito alegre, integro inteligente e com uma visão espetacular de todos os segmentos. Ele só tem um defeito, não aprecia vinhos. Mas brindamos com um café. Un gran strucon al Prete Marcos.

VANDERLEIA BEGNINI metro

REGINA & COSTINA DEL METRÔ

A bela e simpaticíssima rainha Grêmio Esportivo Metropolitano time oficial da sede da capital mundial da Polenta, Vanderléia Begnini comunica que na sexta-feira dia 9 de março a partir da 20h30min tem o sétimo costelaço do Metro, no salão de festas do Bairro Bortolotto. Demo tuti magnar costine!!!