Nova Veneza recebe projeto socioeducacional através do Ministério da Educação da República Italiana 

Por Gabriel da Conceição

O projeto será finalizado com um intercâmbio socioeducacional entre os estudantes de ambas as nacionalidades. 

Nova Veneza recebe projeto socioeducacional da Unesco com o Ministério da Educação da República Italiana junto com a cidade Malo.

A intenção é desenvolver as características entre as duas cidades que realizaram gemellaggio em 2016. O projeto será desenvolvido com adolescentes do 8° e 9° ano da Escola Municipal Líbero Ugioni.

Segundo o vereador Aroldo Frigo Júnior, que é autor do projeto e articula o desenvolvimento da primeira fase na cidade, será uma troca de experiências que irá aproximar ainda mais as Cidades Irmãs. “A primeira etapa aconteceu em uma escola de Malo e agora acontece aqui em Nova Veneza. Os professores de geografia, história e língua italiana e português irão trabalhar a história da imigração e as condições geográficas, culturais e turísticas, e a vinculação de Malo e a Itália em nossa cidade”, ressaltou.

O vereador salientou que o projeto é resultado do decreto que reconhece Nova Veneza como Cidade Honorária do Vêneto no Exterior. “São projetos como este que aproximam nossos jovens da história dos imigrantes que vieram da região do Vêneto. Muitos não conhecem as razões da imigração, a cultura e demais aspectos da Itália.  Será um momento importante de vinculação com a cidade de Malo e a importância do gemellaggio”, destacou.

Os trabalhos realizados serão apresentados no dia 30, no Teatro Municipal. O projeto será finalizado com um intercâmbio socioeducacional entre os estudantes de ambas as nacionalidades.