Nova Veneza recebe encenação histórica da participação da FEB na Segunda Guerra Mundial

Nesta quarta-feira, 27, as Casas de Pedra em Nova Veneza foram palco de um momento importante de resgate histórico do Exército Brasileiro. O 28°GAC de Criciúma com apoio do grupo de reencenação histórica, Monte Castelo, realizou a encenação do 1° Tiro de Artilharia da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em solo italiano, que ocorreu no ano de 1944, durante a Segunda Guerra Mundial.

Nova Veneza recebe encenação histórica da participação da FEB na Segunda Guerra Mundial
O ex-combatente soldado de infantaria Modesto Piazza. © Comunicação Social do 28º GAC

Os alunos de escolas municipais e estaduais de Nova Veneza também participaram do evento. Os vereadores Elton Nuernberg, Maykon Michels, Zelindo Moretto, Aroldo Frigo Junior,  Arlindo da Silva e o presidente da casa legislativa, Evandro Gava, também marcaram presença no ato.

Nova Veneza recebe encenação histórica da participação da FEB na Segunda Guerra MundialNova Veneza recebe encenação histórica da participação da FEB na Segunda Guerra Mundial
Na esquerda, a icônica foto de 1944, mostrando o soldado Francisco de Paula municiando um osuseiro 105mm. Na foto atual o soldado Gustavo Costa.

Conforme o presidente do legislativo, Evandro Gava, é uma honra Nova Veneza sediar um momento tão significativo como esse. “Sugerimos ao comandante Brito Junior que se torne anual essa encenação e que seja parte do calendário turístico da cidade. O local é especial pois retrata a nossa história e o vínculo com a Itália. Foi perfeito para a representação do momento do primeiro tiro da FEB em solo europeu. Para nós é motivo de orgulho e uma grande satisfação o exército escolher esse ambiente”. 

A organização e disciplina com que o 28° GAC conduziu toda a tarde cultural chamou a atenção do vereador Maykon Michels. “Trazer eventos como este para Nova Veneza ajudam muito a cidade e com certeza foi muito importante para todos que participaram. Fiquei realmente impressionado assistindo. Estou trabalhando para que o exército esteja mais presente na cidade”, falou.

Por Flávia Bortolotto com fotos da seção de comunicação social do 28º GAC

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!