Nova Veneza realiza segunda edição de Festival de Teatro Relâmpago para marcar a Semana do Meio Ambiente

Por  Antonio Rozeng

Iniciou nesta segunda-feira, 3, a segunda edição Festival Relâmpago de Teatro Estudantil – “O Meio Ambiente EmCena”.   

Os alunos das escolas de Nova Veneza iniciaram a preparação, que durará três dias,  para criação de peça teatral de 15min. As apresentações serão na quinta-feira, 6, para os grupos que iniciaram hoje, e sexta-feira,7, para os que iniciarão amanhã. O evento é parte da programação da V Semana Municipal do Meio Ambiente de Nova Veneza.

No final de cada espetáculo, três debatedores avaliarão as peças e farão suas ponderações.

Para o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave), Juliano Dal Molin, o resultado já é positivo pela procura. “Estamos desenvolvendo uma novo edição e já tivemos mais procura por participação. Éramos sete em 2018, e agora são nove grupos, inclusive com um grupo da APAE participando. Nosso objetivo é conseguir trabalhar a questão ambiental de forma diferente, onde cada escola traga a sua realidade, trabalhando um tema especifico. Será uma semana de Integração. Com educação, cultura e meio ambiente”, comentou Dal Molin.

Conforme o coordenador do festival, o ator do grupo de teatro Cirquinho do Revirado, Reveraldo Joaquim, o evento é um grande motivador para que as escolas continuem estimulando a prática do teatro e das artes. “O Festival vem ao encontro da humanização das relações, fortalecendo o posicionamento e amadurecimento das crianças e adolescentes que adquirem um espaço para manifestação dos seus sentimentos e do seu talento, perante a sociedade e ao meio ambiente”.

O festival, não tem caráter competitivo. Os grupos são formados nas escolas da rede de ensino de Nova Veneza, onde cada escola recebe um tutor e uma sinopse, com o tema relacionado ao meio ambiente. O Grupo com o auxílio do tutor tem três dias para montar uma peça teatral que será apresentada no Teatro de Nova Veneza. Ao final de cada apresentação o grupo faz um bate papo com a plateia e com três pessoas ligadas ao fazer teatral de Santa Catarina. Yonara Marques, atriz profissional e uma das fundadoras do grupo Cirquinho do Revirado. Gustavo Bieberback, mestre em teatro e Eduardo Osorio, doutor em teatro, ambos professores do curso de Graduação em Teatro da UNESC.

As apresentações são gratuitas e aberto ao público geral.

Apresentações dia 06/06 quinta-feira das 8h30min às 11h30min

Escola Municipal Líbero Ugioni – Tutora Mixa Ribeiro

Escola Municipal Bairro Bortolotto – Tutor a marines Marques

Escola E. Julieta Torres Gonçalves – Tutora Ana Bertolínia

Escola Municipal Vitor Savi – Tutor Marcos Farias

Apresentações dia 07/06 sexta-feira. 13h30min às 16h30min

APAE de Nova Veneza – Tutora Emanuele Weber

Escola Augusto Mondardo – Tutor Fabio Justino

Escola Municipal Caravaggio – Tutora Danika Barreto

Escola Estadual Abílio Cesar Borges – Tutora Jessica Landin

Escola Est. Humberto Hermes Hoffman – Tutor Marcelo Ciepielwisk