Kalana, Farmácia Gorini e Veneza
Geral

Nova Veneza preparada para a  14ª edição de Festa da Gastronomia Típica Italiana 

Os últimos preparativos para a 14ª edição de Festa da Gastronomia Típica Italiana, que chega com bagagem para quatro dias (14 a 17 de junho) de alegria e muita animação.

Música e gastronomia típica, tradição, Carnevale di Venezia e muito, muito mais, durante o evento que celebra os 60 anos de emancipação politíco-adminstrativa e 127 anos de colonização. A Capital Catarinense de Gastronomia Típica Italiana se transforma num autêntico festival gastronômico com um mix dos mais variados pratos.

Durante o próximo fim de semana, o centro da cidade transforma-se num palco privilegiado para o encontro de amigos e conversas noite adentro. Proporciona aos neovenezianos, visitantes e turistas que lotam a rede hoteleira da cidade e região momentos de lazer e diversão, que permitem também estreitar e fortalecer laços com a cidade mais italiana do Sul do Estado. Um investimento que permite impulsionar a economia local e a agenda cultural de toda a região. As festividades são organizadas pela Prefeitura de Nova Veneza através da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo em parceira com a Associação Neoveneziana de Turismo (ANET).

“Toda a programação da Festa da Gastronomia é voltada para diversos públicos. O evento é o maior do gênero no Sul do Estado e estamos preparados para receber os neovenezianos, visitantes e turistas em nossa cidade. Esse ano, o espaço coberto da festa será de 6 mil metros quadrados para maior conforto de quem prestigiar o evento. Além de nos preocuparmos com a diversificação de gastronomia com mais pratos típicos”, afirmou o prefeito.

Veneza Magazine
Ferragens Milanez
Veneza Multimarcas
Gran Amore
Hotel Bormon
Dolomiti Caravaggio

Dia especial para o idoso, rizicultores e gastronomia e shows

No primeiro dia do evento, a quinta-feira, dia 14, a programação começa pela manhã, a partir das 9h, com as ações voltadas ao Dia Mundial do Combate à Violência ao Idoso, que se comemora no dia 15, mas será antecipado na cidade, promovido pela Associação Feminina de Assistência Veneziana (Afave), Conselho Municipal do Idoso e Prefeitura Municipal, na praça Humberto Bortoluzzi.

“Nós iremos promover um dia diferente para os nossos idosos e aproveito para fazer um convite especial a aqueles que não participam das atividades da Afave que venham viver um momento especial na praça com informações sobre os seus direitos, de saúde, embelezamento, entre outras ações. Já estão confirmados mais de 250 idosos que irão prestigiar o nosso evento de diversos municípios do Sul”, comentou a presidente do conselho municipal do idoso, Neni Frigo. Ainda na programação, o baile da terceira idade com a banda Pai e Filho, no Palazzo Delle Acque.

A partir das 13h30, acontece também o Seminário Regional de Arroz Irrigado, uma promoção da Epagri, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

As 19h, ao dispor dos visitantes os inúmeros estandes de diversas iguarias espalhados pelo Pavilhão da Festa. E na programação musical, às 19h30, show com a banda Lady Lie. Na sequência, as 20h30, o barítono italiano Claudio Matioli. Mas a festa não fica por aqui e, a partir das 21h, concurso de degustação de vinhos às cegas, no espaço enograstronômico e a parada do Carnevaledi Venezia, saindo da ponte Dei Morosi até o palco principal com o show do Roba da Ciodi. E as 22h30, a animação continua pela noite de Brenno e Edu.

Missa Festiva, abertura oficial e shows culturais

Sexta a abertura da praça da alimentação está marcada para as 18h. Uma Santa Missa em homenagem aos 127 Anos de Colonização e 60 Anos de Emancipação Político-Administrativa acontece a partir das 19h, na Matriz São Marcos. E ainda, um dos momentos especiais, a abertura oficial do evento as 20h30. Além de atrações como a Parada Tutti Bonna Gente, shows com o grupo musical Girotondo, Eco Di Venessia, no palco principal. Já no coreto, Sandro e Seu Teclado e Banda Vira-Latas. E para encerrar a noite, as 23h30, show com Nenhum de Nós.

Atividades esportivas, culturais e o tão esperado Carnevale

Sábado há atividades para todos os gostos e idades. O desporto dá o pontapé de saída para um dia bastante preenchido, com a corrida rústica, as 9h. Já as 12h, abre a praça de alimentação e diversas atrações culturais fazem parte da programação.

A partir das 14h, as Olímpiadas Coloniais promovidas pelo Departamento Municipal de Esportes de  Nova Veneza terão as modalidades: bocha de piumbo, prova do topiador, corrida de saco de arroz, jogo de mora e baralho três/sete. A peças teatrais “Recital da Imigração”, do Coro do Santuário de Caravaggio e Anita – A Heroína de Dois Mundos, de Laguna, no Teatro Municipal. O corte do bole comemorativa também acontece no sábado. E a noite, o tão esperado Carnevale di Venezia, com um desfile com carros alegóricos pela Rua dos Imigrantes.

De acordo com a secretária de cultura, esporte e turismo, Susan Bortoluzzi Brogni o enfoque totalmente de resgate cultural e das famílias participando da festa faz um diferencial de Nova Veneza. “Não é só a gastronomia que nos tornará Capital Nacional da Gastronomia Típica após o presidente sancionar a lei, o Carnavale di Venezia que alegra e o mistério desperta o interesse de todos. Mas essa questão histórico cultural nas atrações que fizemos na programação é que a torna tao agradável e faz com as pessoas participem. No sábado a tarde terá uma apresentação que irá contar a Saga da Colonização Italiana através do canto e o teatro do Coro do Caravaggio, logo em seguida, a Anita – a heroína dos dois mundos, esses dois serão o ponto alto do evento. Apesar de ter acontecido a tomada em Laguna todo o catarinense precisa conhecer essa história, assim como quem vier a festa em conhecer a história da colonização. Teremos momentos culturais, shows musicais italianos como o Roba da Ciodi, corais, grupos de danças todos são pratas da casa que estarão se apresentando na Festa da Gastronomia”, enfatizou.

A Saga dos Valentes e a escolha da corte

No último dia, o Desfile das Famílias – A Saga dos Valentes, a partir das 9h, na rua dos Imigrantes com mais de 53 pelotões entre famílias e entidades. Durante o dia, inúmeras atrações culturais. E a partir, das 17h30, a escola da rainha da 15ª Festa da Gastronomia Típica Italiana. E para encerrar o evento, shows com Neguinho Emanuel e a banda gaúcha “Os Tiranos”.

Cris Freitas

IMG_7576
IMG_7667

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply


Coopera rodapé
Topo