João Manoel Neto

Nova Veneza e região participaram nesse final de semana do 2º Encontro Circolos Vicentinos, realizado em Antônio Prado, no Rio Grande do Sul.

Estavam presentes também representantes de Flores da Cunha, Nova Vicenza, Serra Gaúcha e Carazinho. De Nova Veneza participaram 36 pessoas envolvendo desde sócios, amigos e familiares.

“Na oportunidade trocamos ideias, falamos sobre laços com a Itália, fizemos novas amizades e participamos no domingo pela manhã do desfile da Fenamassa, como convidados”, explica Marlene Terezinha Damiani Romagna, professora de matemática da Satc e diretora social do Circolo Vicentino di Nova Veneza e Regione.

O Circolo Vicentino tem como objetivo preservar e difundir a cultura italiana, buscar junto ao ente Vicentini Nel Mondo viabilidade de intercâmbio estudantil e empresarial entre os Círcolos brasileiros e Vicenza. “Temos como presidente eleito para gestão de 2020/2021, Jorge Feltrim Taufembach e vice-presidente Nivaldo Gava Romagna. Realizamos quatro encontros anuais, discutimos projetos/eventos como a Festa da Gastronomia, Viagem Cultural, Ação Solidária e Projetos Culturais, entre outros”, acrescente Marlene.

Palestra sobre Imigração Italiana

No próximo dia 8 de dezembro, às 19h, no Teatro Municipal, Nova Veneza recebe a palestra Imigração Italiana – Colônias de Azambuja, Urussanga e Nova Veneza, do Dr. Idemar Ghizi. Na oportunidade haverá apresentação artística cultural da Camerata di Venezia.