Nova Veneza não terá urna para votação no Plebisul 2017

Falta de voluntários é o principal motivo.

A organização do Plebisul 2017 anunciou na noite dessa quinta-feira, 5, que Nova Veneza não terá nenhuma urna de votação. O motivo é a falta de voluntários para trabalhar no sábado, 7, dia em que a consulta pela separação dos três Estados do sul do país será realizada.

De acordo com Willians Garcia, da organização da consulta, a expectativa era reunir 500 votos na urna que estaria no Distrito de Caravaggio. “Muitas pessoas queriam votar, mas não tivemos uma adesão de voluntários para trabalhar, já que não é obrigatório. Isso acabou inviabilizando a colocação de urnas”, coloca.

Na região carbonífera, além de Nova Veneza, apenas Forquilhinha e Morro da Fumaça também não terão urnas para votação. Serão seis urnas em Criciúma, quatro em Içara, três no Balneário Rincão, duas em Cocal do Sul, e uma em Urussanga, Lauro Muller, Treviso e Siderópolis. A expectativa é reunir cerca de R$ 3 milhões de assinaturas entre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Neste sábado, todas as pessoas que vão participar do Plebisul 2017, devem levar seu título eleitoral. Isto por que, para votar, não precisa apresentar nenhum documento, mas para assinar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular este documento eleitoral é necessário.

O que é?

O Sul É o Meu País é um movimento da Região Sul do Brasil, que pretende separar os estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul do restante da federação. O movimento surgiu oficialmente durante o 2º Congresso Separatista, que aconteceu nos dias 18 e 19 de julho de 1992 no município de Laguna, fundado pelo político Adílcio Cadorin. A sua sede nacional situa-se na cidade de Curitiba e existem comissões em diversos municípios sulistas.

João Manoel Neto

11 Comentários

  1. Eduardo Frassetto Savio Sim o país está uma merda, mas o engraçado de tudo isso é que existem falsos Brasileiros covardes que não fazem nada para mudar, querem ser ignorantes olhando para o próprio umbigo, se querem acabar com a corrupção, porque não lutar com todos os Brasileiros para mudar isso e construir uma nação mais justa, “SEPARAÇÃO” esconde muitas coisas ruins no BAÚ, falar que o problema da separação é a má distribuição de recursos, isso é uma falácia um argumento falso moralista.

  2. perda de tempo e de dinheiro que com esse plebimerda, acham que seus politicos que estao em BRASILIA estao a favor, alem disso a constituiçao é clara quando diz que os estados sao indissoluveis.

  3. Concordo contigo, mas precisa de voluntários!! Quem se candidata? Eu já sou, mas infelizmente, por trabalhar no sábado, não posso trabalhar no plebisul. Abraço!!!

  4. A mudança tem que começar na essência humana!!! Mudar de nome não vai adiantar nada!!! Se no Brasil tem corrupção, mudando de nome será a mesma coisa de norte ao sul!!! A culpa não é do país; a culpa é dos que vivem aqui!!!