Ação foi organizada com objetivo de conscientizar e procurar padrinhos para auxiliarem os trabalhos da ONG, como a castração de animais.
Na manhã deste domingo, 15, em torno de mil carros e 5 mil pessoas foram abordadas em Nova Veneza pelos voluntários da ONG Mãos que ajudam, Patinhas que agradecem (MAPA), durante uma Blitz Educativa.
O objetivo da mobilização, segundo a presidente da MAPA, Laiz Spilere, foi sensibilizar as pessoas, informando sobre a castração de animais. “Inclusive buscamos mobilizar padrinhos para ajudar nos custos dessas ações, porque nós tiramos principalmente fêmeas das ruas para castrar, e isso custa R$ 80 para cada animal. Por isso fizemos essas blitzes, para que consigamos arrecadar dinheiro para manter essas castrações”, explica.
A presidente lembra, ainda, que no próximo fim de semana haverá um mutirão de castração em Nova Veneza. “Para esse mutirão já temos em torno de 130 animais inscritos para serem castrados. Ainda restam algumas vagas, quem quiser se inscrever é só levar documentos pessoais e o valor de R$ 80 reais nos pontos de inscrição”, completa.
Os pontos de inscrição são: Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (Fundave); Academia Via Corpo, em Criciúma; Agropecuária São Marco, em São Bento Baixo; e Agropecuária Caravaggio, no distrito de Caravaggio, em Nova Veneza.
A ONG Mãos que ajudam, Patinhas que agradecem existe em Nova Veneza há pelo menos dois anos, e busca sempre promover a conscientização, prevenção e instrução sobre cuidados com cães e gatos.
“Focamos em castrações, porque se o animal é castrado ele não se multiplica, e com isso os filhotes não vão para a rua sofrer, transmitir doenças, e passar fome ou frio. A castração é a via mais eficaz de prevenção de abandono”, finaliza Laiz.