Ação faz parte da operação Rhea, que pretende fiscalizar 1,5 mil estabelecimentos e verificar a instalação e uso de equipamentos de controle fiscal.

Equipes da Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina percorrem todas as regiões do Estado nesta quarta,9, e quinta-feira, 10, para fiscalizar 1,5 mil estabelecimentos do varejo. A operação Rhea, batizada em homenagem à mãe dos deuses da mitologia grega, será realizada em 50 cidades. Serão visitadas lojas de roupas, tecidos, presentes, cama, mesa e banho, joalherias, boutiques, além de mercados.

“Com a operação, estimamos um crescimento de 30% na regularização e na correta emissão de documentos fiscais por parte dos estabelecimentos visitados. Como consequência, um aumento no controle do varejo”, pontua o secretário da Fazenda, Paulo Eli.

Conforme o jornal “Notícias do Dia”, participarão da fiscalização 158 auditores da Secretaria. Entre os itens fiscalizados estão os usos da versão correta do Programa de Aplicação Fiscal (PAF-ECF) no Emissor de Cupom Fiscal (ECF), de máquinas de cartão de crédito e débito point of sale (POS), de impressoras não fiscais irregulares e de calculadoras com mecanismo impressor.

As cidades onde haverá fiscalização são: Nova Veneza, Criciúma, Meleiro, Cocal do Sul, Araranguá, Sombrio, Braço do Norte, Tubarão, Laguna, Balneário Camboriú, Bela Vista do Toldo, Benedito Novo, Blumenau, Caçador, Campo Alegre, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Florianópolis, Gaspar, Guaramirim, Içara, Imbituba, Indaial, Ireneópolis, Itaiópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Major Vieira, Maravilha, Monte Castelo, Papanduva, Pinhalzinho, Pomerode, Rio do Sul, Rio dos Cedros, Rio Negrinho, Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Timbó, Urussanga, Xanxerê e Xaxim.

Willians Biehl