O Dia Internacional da Mulher foi lembrado logo cedo pela administração municipal de Nova Veneza. O prefeito de Nova Veneza, Evandro Gava, o vice, Zé Spilere, e as esposas, Ticiana Damiani Destro Gava e Vera Spilere, respectivamente, homenagearam as mulheres da administração na entrada do Paço Municipal.

Ao som do saxofonista Tiago, da Banda Altas Horas, eles cantaram parabéns e passaram pelos demais órgãos da administração. “Apesar de simples, foi uma maneira encontrada de homenagear as mulheres nesta data histórica para elas que tem papel fundamental na sociedade”, explica o prefeito Evandro Gava.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

João Manoel Neto