Segurança

Nova Veneza fará parte de projeto piloto onde o cidadão poderá acionar a PM por aplicativo

©Willians Biehl
Por Francine Ferreira

Projeto piloto em Santa Catarina está sendo testado nos municípios do 9º Batalhão de Polícia Militar.

Mais uma ferramenta tecnológica está sendo implantada em Santa Catarina, para auxiliar o setor de segurança pública no combate à criminalidade. Trata-se do PMSC Cidadão, um aplicativo que permite às pessoas acionarem a Polícia Militar sem necessidade de ligar para o tradicional “190”.

Inicialmente, o projeto piloto está sendo testado nas cidades de cobertura do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM): Criciúma, Treviso, Siderópolis, Nova Veneza e Forquilhinha. E se tudo der certo, em trinta dias estará disponível para toda população catarinense.

Nesta primeira versão, já é possível registrar emergência para alguns tipos de ocorrência, acionar botão de pânico de violência doméstica para as mulheres que possuem medida protetiva de urgência e acessar outros serviços da Rede Catarina de Proteção a Mulher.

“É um processo relativamente simples, um aplicativo que baixamos no celular, inicialmente nos que possuem sistema Android. Entre algumas vantagens, vejo que é possível continuar a comunicação entre o cidadão que está solicitando o apoio dos policiais e a Central Regional de Emergências, como em uma conversa de whatsapp; além disso, quando se baixa o aplicativo, a pessoa permite que a localização do aparelho seja emitida quando há um acionamento, então dificilmente vai ter erro por endereço”, ressalta o comandante da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Cosme Manique Barreto.

A ferramenta, provavelmente, também inibirá a realização de trotes. “Pois haverá todo um histórico, a pessoa precisa colocar CPF, fotografia, endereço residencial, para a PM também fazer uma análise. Até porque queremos pessoas de bem, da sociedade, para interagir melhor nas ocorrências”, finaliza Barreto.

Para utilizar o aplicativo, que nesta fase está disponível apenas para Android, você pode baixá-lo aqui.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.