Evento gratuito vai contar com palestra, teatro e apresentações de dança, todas usando a língua brasileira de sinais. Para participar não é necessário fazer inscrição.
Em comemoração ao Dia Nacional dos Surdos, no sábado, 26 de setembro, ocorre no Palazzo delle Acque o 1º Festival Cultural para Surdos. Com o apoio da administração Municipal, a professora de libras, Alini Mariot, que é interprete na Escola Humberto Hermes Hoffmann, promove uma programação especial. O evento é aberto ao público e traz palestra, teatro e apresentações de dança, em Libras. Toda a programação é gratuita e inicia às 14h.
Conforme a professora, historicamente, as pessoas surdas foram excluídas dos espaços escolares, onde foi oficializada a aquisição da linguagem oral e escrita, impondo barreiras de comunicação. “Sabemos que é um grande desafio transformar a escola comum existente, mas esta é a escola para todos e de todos. Precisamos redefinir suas práticas educativas, vencendo os desafios”, comentou Alini.
O projeto cultural tem objetivo de desconstruir o preconceito que ainda existe e mostrar que pessoas com deficiência auditiva podem manter relações sem limitações. O prefeito em exercício, Zé Spilere, passou pessoalmente pela experiência em casa, com um dos filhos. Ele considera o evento de extrema importância. “Integrar essas pessoas em todos os sentidos e dar condições delas participarem das atividades cotidianas é a melhor forma de promover a igualdade”, afirmou.