O nosso amigo Chico Ghellere, presidente da Pan & Vin, está de volta depois de vários dias de um tour por Portugal

ANEDOTÁRIO POLÍTICO

TELE-RECEPCIONISTA – A prefeitura teve uma telefonista e recepcionista por muito tempo que também fazia uma espécie de serviço “102” grátis para a população. Ela era muito requisitada porque havia poucas agendas telefônicas atualizadas no município e na sua memória  estava armazenado praticamente todos os telefones do município. Um político local depois de deixar o poder ligou e ainda deu bronca porque ela estava ocupada e demorou a lhe passar a informação de um número solicitado.

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

DA HORA

_O nosso amigo Chico Ghellere, presidente da Pan & Vin, está de volta depois de vários dias de um tour por Portugal. Ele e o Jucelino Marques voltaram. Edésio Spillere ficou  porque a sua esposa Tânia viajou para lá.

_No dia 13 de julho a partir das 19:30  horas a Associação Empresarial de Nova Veneza-AENOVE, promove talk show com Hugo Olivo, diretor-presidente da La Moda. A AENOVE celebra seu primeiro ano de existência. “As empresas têm alma?”, será o tema abordado por Olivo. O evento é gratuito. Estarei lá.

_Como diz um amigo da coluna: _problema é doença incurável, o resto é obstáculo. Se levarmos a vida considerando isso, não perderíamos tanto tempo com assuntos sem importância, e nossa vida seria muito melhor.

_As empresa Chelli Condimentos, Corcril,  Grupo Ronchi, Portal Veneza e Brogni Construtora são os principais patrocinadores da segunda “Noite Enogastronômica” da Confraria Pan & Vin no dia 22/07 no Ghellere. O evento neste ano terá show de música italiana com João Cechinel. Vai ser um grande evento. Imperdível.

NA POLÍTICA

_Com tantos escândalos de corrupção na esfera federal, estadual e também pelos municípios a fora, o prefeito Evandro Gava está concluindo seu mandato sem qualquer problema neste sentido. Isso repercute muito bem entre a população.

_Segundo as informações atuais do T.R.E, Nova Veneza tem o total de 11.878 eleitores. Na sede do município (Nova Veneza) há 2965 votos, Bairro Bortolotto 1035,  Caravaggio 3410 votos, São Bento Baixo 1182, Rio Cedro Médio 584, São Bonifácio 273, São Bento Alto e Rio Cedro Alto 862, Vila Maria 474, São Francisco 325 e Jardim Florença 768.

_Na Câmara de Vereadores saiu o assessor parlamentar Guilherme Vieira porque será candidato a vereador e no seu lugar entrou Ricardo Ugioni.

-Nova Veneza é o município que menos gastou com diárias de seus agentes públicos. Belo exemplo.

_Pelos lados do PSD e PSDB, todas as atenções estão voltadas para Giovanni Brogni. Sabe-se que Brogni não está motivado em participar destas eleições  mas ele tem seus eleitores,  que não são poucos.

_Rogério Frigo procurou Giovanni Brogni para lhe convidar para ser um dos seus coordenadores de campanha  mas  Brogni declinou do convite.

_Há vários municípios que tem mais eleitores do que moradores locais. O  Tribunal Regional Eleitoral deveria fazer um “pente-fino” nestes lugares para a realização de uma eleição limpa.

_Muitos eleitores tucanos, àqueles mais partidários e os fanáticos, queriam dar o troco ao PSD pela derrota nas eleições passadas  mas  preferem até engolir o ex-tucano e atual pessedista Zé Spillere, vice do prefeito Evandro Gava, como vice de Rogério Frigo do que perder de novo para o PP.

_Os tucanos Rogério Frigo, Dalto Bortolotto, Aroldo Frigo Júnior e o pessedista Zé Spillere estiveram em Florianópolis na quarta-feira conversando com lideranças dos partidos, pedindo uma  “bênção” para a candidatura.

_O PSDB e PSD se reuniram nesta semana e trataram de detalhes do “acordo” político para as eleições. Se eleitos,  a presidência da Câmara ficará com o PSD por três anos. O PSDB ficaria com a presidência no terceiro ano. Além da divisão dos cargos comissionados. Três ficam com o PSDB e dois com o PSD.

_A divisão dos cargos no Poder Executivo não foi divulgada pela direção dos partidos. Há muita cautela sobre este assunto.

_O presidente do PP, Ranier Amboni, informa que a lista do partido para vereadores já está quase completa. Ângela Ghislandi, Bete Bortolotto, Tau Ribeiro e mais um nome a ser definido que poderá ser do jovem Ângelo Gava. Em Caravaggio os nomes são: Samuel Milanez, Aristides Mondardo e mais uma candidata do Bairro São José. Em São Bento Alto o vereador Vire Amboni disputa à reeleição. Rio Cedro Médio o vereador Edgar Preiss tentará seu terceiro mandato. “Mali” Fernandes, filho de Anibal Fernandes, da Linha Pasetto,  é um dos nomes cotados. De São Bento Baixo tem a jovem Magda e o ex-Intendente Bento.

A prefeitura entregou mais duas ruas em Jardim Florença na sexta-feira. Foram as pavimentação asfálticas das Ruas Quaresmeira e Bolão de Ouro. Só em junho, 20 melhorias foram entregues. Enquanto muitos municípios estão com programas parados por causa da crise, Nova Veneza se mostra em progresso.

Eu tive o privilégio de conhecer na quinta-feira o Nelsir Grando, figura simpática, que trabalhou três anos em Nova Veneza como extensionista da Acaresc, nos anos 70, e contribuiu com nosso município. Seu trabalho em Nova Veneza repercutiu muito, por isso foi contratado pela empresa Eliane que tinha frigorífico de aves e suínos. Ele que mora em Criciúma, adora a nossa cidade, e acompanha esta coluna todos os sábados para matar a saudade daquela época. Na quinta-feira no clube Mampituba preparou uma saborosa feijoada a pedido do amigo João Fabris. Estive no evento a convite de César Pasetto. É sempre muito bacana encontrar pessoas que gostam de seu trabalho. Grando disse que ficou feliz por ter me conhecido pessoalmente. Ouvir isso nos motiva ainda mais para continuar levando aos leitores mais informações interessantes e também o entretenimento.

O meu amigo Joênio Marques (PMDB) assumiu a presidência da Câmara de Vereadores. Ele tem uma história de vida digna de um filme pois se alfabetizou aos 15 anos e depois se formou em Direito, se elegeu vereador e agora é o presidente. Joênio ainda vai ser o prefeito da simpática Siderópolis. O governador em exercício Eduardo Moreira e o prefeito Hélio Cesa prestigiaram sua posse.

Na quinta feira jantei no Mampituba a convite de César Pasetto. O grupo liderado pelo secretário regional João Fabris reuniu também os neovenezianos Ricardo Brogni, e os vereadores tucanos Valmor Ugioni, Aroldo Frigo Júnior e o peemedebista Vanderlei Spillere.