Encontro aconteceu durante esta semana em Brasília.
A Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), juntamente com representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), de todo o Brasil, estiveram em audiência com os ministros da Secretaria de Governo, Carlos Marun, ministra interina da Cultura, Cláudia Pedrosa, ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e a representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Rivia Bandeira.
Na pauta, os tradicionalistas apresentaram suas reivindicações para obter apoio e incentivos na realização dos eventos tradicionalistas, especialmente no quesito do bem estar dos animais e a força do agronegócio envolvidos nos eventos da tradição gaúcha. No encontro, os integrantes também pleitearam apoio para a realização do evento nacional que será realizado em 2019 em Criciúma.
O diretor Campeiro da CBTG e coordenador geral do Nacional 2019, o neoveneziano, Romencito Alessio, que também participou da reunião, fez um balanço do encontro. “Acreditamos ser um marco importante para a tradição gaúcha, pois em um encontro conseguimos estar com quatro ministros e Iphan. Além do presidente da república, Michel Temer. Isso mostra a importância da tradição gaúcha e seu valor cultural, turístico e também o quanto este movimento representa os valores para uma melhor qualidade de vida de seus participantes e valorização da família,” afirmou Alessio.