FUNDAÇÃO (Fundação neoveneziana do meio ambiente) na ultima sexta feira fez a primeira audiência pública virtual do Estado para apresentar a criação do Parque Natural Municipal Xokleng.
O objetivo foi discutir a proposta do parque com uma área de 33 mil metros quadrados de vegetação nativa, com grande diversidade de espécies da mata atlântica de propriedade do município. A excelente denominação “Xokleng” ao parque é alusiva aos nativos que residiam nesta região. Com as limitações da pandemia, a audiência teve presença física e online de autoridades de vários segmentos.
Sabemos que era em pequena em relação ao imenso território neoveneziano, mas, isso é uma semente que dará muitos frutos, pois, estamos começando a vivenciar um período excelente no quesito conscientização ambiental, sensibilizando o homem a preservar a natureza.
O empresário Sidney Damiani já é um exemplo internacional com seu parque batizado de Reserva Ambiental São Francisco com 1.530 hectares de pura preservação apenas oito quilômetros ao oeste do centro de Nova Veneza. Destaco também o projeto Felinos do Aguaí faz um excelente trabalho.
Os observadores de pássaros Isabel Coradi e Sergio Moreira e outros têm feitos belíssimos registros fotográficos e publicados nas redes sociais da nossa fantástica avifauna que faz com nós mesmos passamos a conhecer o que está tão próximo.
Para este tema eu tiro o chapéu pelos competentes funcionários da FUNDAVE e pelo governo municipal e voluntários abraçar essa bandeira verde, que certamente sensibilizará muitos proprietários de reservas naturais. No registro feito em Nova Veneza é macho pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens) clicado pelo Sergio Moreira. “La natura ringrasia par cuesto bel laoro!!!”
Coro Peregrini de la Montagna
No próximo dia dezenove de agosto o Coral Peregrino da Montanha do distrito de Caravaggio, Nova Veneza completa seus quarenta e dois anos de fundação. Composto somente por vozes masculinas e repertório italianíssimo principalmente de canções alpinas, o coral tem uma belíssima trajetória de interpretar e salvaguardar uma tradição trazida pelos nossos antepassados vindos do norte e nordeste da Itália passada para nossas gerações de forma étnica.
O Coral faz jus do nome peregrino, pois, entre as apresentações em nossa região, também foram para vários estados do Brasil e da América latina e mais duas turnê para Italiana onde foram compostas a maioria do seu repertório. Na próxima sexta feira, 24, o Coral estará contando sua história na “Live Cultural Bmnt” a partir da 20 horas nos canais “Nicola Gava Bmnt” YouTube e Facebook. O registro é do ex coralista José Luiz Ronconi.“Da non perdere!!!”
Da Londra
A bela jovem e muito inteligente Beatriz Vettorazzo de12 anos é filha do casal Junior Vettorazzo e Teresinha Colonetti que moramos juntos na Itália. Beatriz nasceu em Londres onde o casal vive há dezesseis anos.
Recentemente ela participou do concurso “Aplausos na Varanda – Memórias de uma quarentena”, realizado pelo Escritor Sandro Vita carioca atualmente com residência em Londres, sendo ela uma das vencedoras do concurso realizado no mês de abril na capital inglesa. Os artigos vencedores estão no livro que foi publicado oficialmente no mês passado na plataforma do Amazon. Cunplimenti, bravisima tozata!!!
Novant’ani del Bepe
Quem completa nove décadas hoje é o senhor José “Bepe” Pasetto. Aposentado saudável e muito lúcido, o Seu Bepe era filho de agricultor, mas, exerceu a profissão de pedreiro na região, entre obras, foi responsável por muitas igrejas na região, também trabalhou na belíssima igreja de pedra de São Joaquim no Planalto catarinense. “Saute e vita longa Bepe!!!”
Bon Cumolean Laura
Quem trocou de idade foi a bela princesa Laura Ghisi Bratti filha do meu amigo das antigas Danilo Bratti. “Auguri Laura!!!”