Desenvolvimento

Municípios do Sul contam com o Sebrae/SC para desenvolver o setor de turismo

blank

Ações são planejadas conforme as necessidades e diferenciais de cada cidade

Os municípios do Sul catarinense contam com a parceria do Sebrae/SC para alavancar o setor de turismo. O objetivo é criar condições para o desenvolvimento de micro e pequenos negócios ligados ao trade turístico. Para isso, é necessário, num primeiro momento, planejar, organizar e executar corretamente as ações junto às prefeituras.

O projeto mais conhecido até o momento – mesmo porque já é executado há mais tempo – é a Rota da Baleia Franca (RBF), compreendida pelas cidades de Garopaba, Laguna e Imbituba. Em 2021, os municípios de Tubarão, Orleans, Urussanga, Nova Veneza e Siderópolis também iniciaram ações em parceria com o Sebrae/SC.

“Se não tivermos uma organização geral do setor de turismo, como a formatação de produtos, governança e mercado, as empresas não conseguem se desenvolver. Desta forma, pensamos nas necessidades, diferenciais e peculiaridades de cada cidade e elaboramos um plano de desenvolvimento das ações. Cada município possui um plano de trabalho diferente, nosso atendimento não é padronizado”, explica a analista da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

Ela destaca, por exemplo, a RBF, projeto que está em execução desde 2015 e encontra-se numa fase bastante avançada. Nesse caso, estão sendo trabalhadas questões de mercado e desenvolvimento para gerar fluxo de turistas.

“Já nos outros municípios que estão começando agora, como por exemplo Nova Veneza, realizamos um trabalho de plano, que é o inventário, é o primeiro trabalho que fazemos. Siderópolis é a mesma situação, vamos começar um trabalho de desenvolvimento de produto, de governança e de estudos”, adianta Juliana.

Por Vanessa Amando

blank

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.