Movimento no Hemosc está 50% menor do que necessário

O hemocentro de Criciúma necessita da ajuda da população. Nos últimos dias, o Hemosc recebeu poucas doações e o estoque está em baixa. O cenário preocupante é uma realidade em todos os hemocentros de Santa Catarina. Por causa da baixa no estoque, algumas cirurgias eletivas são canceladas. Conforme a assistente social do Hemosc de Criciúma, Simone Nandi, nessa segunda-feira, a instituição contabilizou 30 coletas, um número 50% menor do que o necessário.

“Necessitamos de cerca de 70 captações diárias e não estamos conseguindo chegar nesta meta. É muito importante termos todas essas doações para que o estoque não fique comprometido”, explica a assistente social. Os tipos sanguíneos negativos são mais raros, mas segundo Simone, todos os tipos de sangue são essenciais para a instituição. “Precisamos da colaboração da população em geral. O processo de coleta dura em torno de 40 minutos é fácil, rápido e não dói”, destaca Simone.

O hemocentro de Criciúma atende 28 hospitais e clínicas da região Sul do Estado, de Imbituba a Passo de Torres e fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. O doador ainda tem a possibilidade de agendar sua doação. O telefone para contato é (48) 3433-6611.

Como doar sangue – Para fazer a doação, o voluntário deve comparecer ao Hemosc com um documento com foto, estar bem de saúde, bem alimentado, pesar mais do que 50 quilos e ter entre 16 e 67 anos. Dos 60 aos 67 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação durante a vida. Dos 16 aos 17 anos ele deve ir acompanhado de um responsável.

Coletas externas – O hemocentro de Criciúma realiza neste mês duas captações externas. A primeira será no município de Timbé do Sul, no dia 17. A equipe do Hemosc estará na unidade de saúde central da cidade e disponibilizará 100 senhas para doações. O segundo município que vai receber a coleta externa é a cidade de Sombrio, no dia 24. Ao todo, 70 senhas serão disponibilizadas. Em setembro, o Hemosc esteve no município de Morro da Fumaça, onde foram captados 60 bolsas de sangue.

Hemosc aberto no sábado – O Hemosc de Criciúma estará aberto neste sábado, dia 5, para atender a população que não pode ir até a instituição durante a semana. O hemocentro estará aberto das 8 horas ao meio-dia.

Douglas Saviato