De acordo com os direitos do trabalho, o empregador deve oferecer benefícios como cartão vale-transporte, por exemplo. Ou seja, é função da empresa garantir a locomoção do funcionário até a área de trabalho, independentemente da distância.

Entretanto, esse benefício se limita apenas a meios de transportes público. Aproximadamente 20% dos brasileiros utilizam o carro como principal veículo para se locomover, segundo dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Uma opção viável para atender colaboradores que vão para o trabalho dirigindo ,ou cujos cargos demandam locomoção, é oferecer o cartão de abastecimento de combustível.

Esse recurso proporciona vantagens tanto para eles, como para a empresa. Ele pode funcionar como um cartão pré-pago ou ser recebido por meio de dinheiro em espécie ao apresentar os comprovantes de abastecimento.

Saiba quais são as vantagens de oferecer o vale combustível aos seus funcionários.

Qual a diferença do vale-transporte e o vale combustível ?

O vale-transporte é um direito de qualquer funcionário, enquanto o vale combustível não é obrigatório. Nesse caso, o empregador adianta o valor referente a locomoção do colaborador e desconta 6% do seu salário mensal.

Geralmente, o funcionário solicita o cartão transporte quando seu transporte para o trabalho é por meio de transportes públicos. Não é estabelecido uma distância máxima ou mínima para adquirir esse vale.

Porém, para algumas pessoas é inviável utilizar ônibus e metrô, por exemplo, e há a preferência em utilizar seus próprios automóveis. Portanto, quando se trata do vale combustível, não é feito o desconto de 6% do salário fixo e não é possível solicitar os dois tipos de vales, apenas um.

Conforto e segurança

Utilizar o carro para ir até o seu trabalho proporciona muito mais conforto e segurança do que os transportes públicos.

Isso se dá por conta das ocorrências de superlotação, trânsito durante o trajeto, necessidade de baldeação, falta de segurança em locais de embarque e desembarque e, até mesmo, distância das residências de pontos de ônibus, por exemplo.

Dessa forma, o colaborador chega menos estressado no trabalho, assim, melhorando sua produtividade e rendimento.

Menos burocracia

Quando há atendimentos externos em alguns cargos, é obrigação da empresa reembolsar o valor do combustível utilizado. Mas, esse processo é burocrático devido a necessidade de apresentar comprovantes. Esses custos, geralmente, não são programados.

Portanto, o uso de cartão combustível prevê o custo do deslocamento, além de sua recarga ser automática. Deste modo, você terá maior gestão de custos.

E como esse valor inserido é pré-pago no cartão e não em dinheiro, você evita a possibilidades de furtos e fraudes pelos funcionários.

Motivação e diferencial competitivo

Valorizar seu funcionário e proporcionar bem-estar a ele vai te trazer um diferencial, comparado aos seus concorrentes, já que oferece um serviço de qualidade. Além disso, sua equipe se sentirá mais valorizada e trabalhará com mais disposição.