Moradora do São Bento Baixo é destaque mirim pelo talento com a gaita

Anna Júlia Spilere possui nove anos e faz aulas com o instrumento há dois.

Moradora do Distrito de São Bento Baixo, em Nova Veneza, a pequena Anna Júlia Spilere, de nove anos, tem chamado atenção pelo talento que possui ao tocar gaita. Se apresentando esporadicamente, quando recebe convites, a criança faz aulas com o instrumento há dois anos.

De acordo com a mãe de Anna Júlia, Rúbia Macarini Souza, a menina tomou gosto pela gaita por meio de uma banda gaúcha, em que três irmãs de Joinville tocam sanfona. “Eu e o pai dela, Dionei Spilere, também gostamos muito da tradição, por isso sempre incentivamos o aprendizado dela. Toda a minha família gosta muito de música, meus tios tocam violão, meu irmão tem uma banda e meu avô tocava em bailes”, completa.

Diante desse cenário, a filha do casal começou a praticar e, atualmente, toda semana vai à aula de gaita. “E quem leva é o papai, todo orgulhoso. Ela tem muita facilidade para tocar esse instrumento, de acordo com o que diz o professor”, destaca Rúbia.

Oficialmente, a pequena ainda não faz shows, mas se apresenta esporadicamente, quando surge algum convite. “Ela se apresentou na Semana Farroupinha, em Nova Veneza, por exemplo. Estava linda e recebeu muitos aplausos, porque toca muito bem. Por enquanto à incentivamos bastante e, quando for maior, terá que se decidir”, finaliza a mãe.

Francine Ferreira

Moradora do São Bento Baixo é destaque mirim pelo talento com a gaita Moradora do São Bento Baixo é destaque mirim pelo talento com a gaita Moradora do São Bento Baixo é destaque mirim pelo talento com a gaita Moradora do São Bento Baixo é destaque mirim pelo talento com a gaita Moradora do São Bento Baixo é destaque mirim pelo talento com a gaita