Morador de Nova Veneza salva duas pessoas de afogamento em Balneário Arroio do Silva

Duas pessoas foram resgatadas de um afogamento na manhã do último domingo, 14, na Praia do Pescador, em Balneário Arroio do Silva. As vítimas foram dois jovens, um de 19 anos e uma adolescente de 17 anos.

Ambos foram retirados da água com vida e conscientes, mas em grave nível de afogamento. O jovem estava com a saúde mais debilitada, sendo encaminhado ao Hospital Regional de Araranguá (HRA) pela equipe do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul/Saer). A adolescente foi levada ao HRA na ambulância dos bombeiros.

Morador de Nova Veneza salva duas pessoas de afogamento em Balneário Arroio do Silva

O salvamento foi realizada pelo neoveneziano Anderson Amboni, morador de São Bento Baixo. Ele faz parte do grupo de bombeiros comunitários de Forquilhinha desde 2015. O bombeiro conta que desde que fez seu juramento, pede a Deus que tenha saúde para ajudar.

Conforme Anderson, em casos como esse é importante que se tente manter a calma e tentar boiar. “Bater os pés devagar e as mãos pra tentar ficar com a cabeça fora da água para poder respirar certinho. E sempre tentando levantar as mãos para pedir socorro e ajuda. Se você está lá dentro e começa a levantar a mão e o pessoal vê você balançando a mão, a maioria das pessoas já sabem que tá precisando de ajuda. O próprio guarda-vidas já vê e já se desloca para fazer o salvamento. É importante também que só quem tem preparo para situações como essa entre no mar para ajudar as vítimas, senão corre o risco de aumentar o número de pessoas em situação de afogamento,” afirmou.

A ação rápida e eficiente dos bombeiros, guarda-vidas e SARASUL foi fundamental para o resgate das vítimas, que se encontravam em estado crítico. Mas relatos em vídeos de banhistas chamam a atenção para que o poder público tome medidas sobre a falta de um posto de salva vidas no local. Confira o vídeo: