O segundo encontro dos descendentes do agrimensor imigrante italiano Natale Coral foi muito emocionante. O pároco da igreja matriz São Marcos de Nova Veneza Padre Vilmar Moretti e o Presbítero Anderson Coral Fagundes descendente do Natale Coral conduziram o momento o culto ecumênico.

O professor Amilcar Marini foi orador oficial do evento. Participaram familiares de Nova Veneza, região, vários estados do Brasil e do exterior. Presenças de autoridades como prefeito de Siderópolis Hélio “Alemão” Cesa, os vereadores neovenezianos e o prefeito municipal Rogério Frigo que entregou oficialmente a lei que denominou a nova praça do Bairro Elisa que está sendo construída de Praça Natale Coral em gratidão ao agrimensor italiano que traçou a Colônia de “Nuova Venezia”.

Uma decoração histórica e cultural chamou atenção no evento, foi o enorme mapa da colônia traçado pelo Natale Coral que serviu de tapete no hall de entrada do salão, com um grande painel de fundo com foto e dados do agrimensor patriarca. Grupo “Eco di Venessia” e personagens do Carnevale di Venezia também animaram o evento.  Foi um encontro de reencontro e conhecer os parentes familiares.

Maria Tereza Coral veio de Florianópolis e afirmou que foi um dos momentos mais emocionantes da sua vida este encontro. Luciana Coral Fernandes de São Paulo se encantou com a união da família e pediu para que se faça  mais encontros, porque a família é a base de tudo.  Além de ser um magnífico encontro familiar, eventos desta envergadura movem a economia local pelas centenas de participantes.  “La famèja ze la cesa domestica!!”

PASSARELA AYRTON BRANDÃO

O novo cartão postal da capital mundial da Polenta é passarela que une os municípios de Nova Veneza com Criciúma sobre o rio Mãe Luzia, entre as localidades de: Jardim Florença e Mãe Luzia. A magnífica obra foi traçada pelo casal de arquitetos neovenezianos José Luiz Ronconi e Rita. É uma ponte metálica leve pênsil estaiada, ou seja, sustentada por cabos de aço. Medindo 95 metros de comprimento por 2 metros de largura substituindo a velha pinguela que interliga um fluxo significativo de pedestres. A passarela já se tornou mais um elemento turístico pela imponência e beleza. O acesso da Vila Florença até a passarela vai ser pavimentado, terá iluminação especial, bancos,  jardinagens e arborização. O projeto do vereador Edaltro Bortolotto com unanimidade dos demais vereadores denominou na ultima quinta de: Passarela Ayrton Brandão. Prefeito Rogério Frigo afirma que a homenagem da denominação é uma gratidão ao Engenheiro Civil Ayrton Brandão pelo seu magnífico histórico social e econômico em nosso município e região. Um homem que sempre se doou em silencio e exemple seguido também pelo seu filho Ricardo Brandão com várias doações ao bem social. Filhas e netas do homenageado fizeram presente na seção. “Bel ponte, bel omàjo!!!”

65 ANI DELA MADONA

Neste domingo tem celebração dos sessenta e cincos anos que fora cravada na encosta da Serra Geral a imagem de Nossa Senhora da Conceição na localidade Serrinha, município de Siderópolis.

A santa está 512 metros de altitude ao oeste da Barragem do Rio São Bento. Testemunho fotográfico do dia da inauguração, inclusive o meu saudoso pai Laudelino “Lau” Gava estava presente.

O dia da inauguração era um domingo, dia doze de dezembro de 1954, moradores daquela comunidade e muitos amigos voluntários enfeitaram o local para a celebração, que neste domingo dia oito, o dia da santa, haverá celebração com o Padre Vilmar Moretti e coordenada pelo movimento de irmãos da paróquia São Marcos de Nova Veneza e ex-moradores. “Un bel santo posto!!!”

BISTEK A PORTOGALO


Uma pausa para o relax, o empresário Sanciro Ghislandi e sua esposa Mariangela Panato Ghislandi estão em turnê pelas terras de Cabral. Eles trocaram a galinha com polenta pelo bacalhau harmonizado com os excelentes vinhos português. “Bon viajo tozati!!!”

PIZZA PAR MENAR VIA


No principado caravaggiano agora tem pizza para viagem com sistema “delivery”, a palavra é em inglês, mas, se fosse na língua vêneta era: “par menar via”, ou seja, para levar para casa. Um grande abraço ao pizzaiolo Nelson Sanches proprietário da Ninno’s Pizzaria que me convidou para saborear as pizzas e dar as notas. Nota 10 para todas. “Bona da magnar!!!”

CALENDARIO DE OSEI

Fotos da Avifauna Neoveneziana clicadas pela renomada fotógrafa ambiental Isabel Coradi carinhosamente conhecida por “Bel” ilustra parte do calendário/2020 de empresa de seguros. Lindo trabalho da Bel e excelente iniciativa da empresa em utilizar fotos da região, assim incentiva os voluntários fotógrafos e valoriza o que é nosso. Bel é nossa parceria colaboradora do projeto: “Oselino Canta – preservação e registro da Avifauna Neoveneziana”. “Bravi!!!”