Moções de aplausos marcam sessão da Câmara de Nova Veneza

Os vereadores de Nova Veneza aproveitaram a sessão dessa terça-feira, 21, para homenagear pessoas que desempenham papel importante na sociedade. Além disso, os legisladores também colocaram em pauta reivindicações para o município através de indicações e requerimentos.

A Moção de Aplausos de autoria de Albertina Spillere Busarello trouxe à Casa Legislativa a presidente da Associação Catarinense de Criadores de Bovinos, Maria Rosinete Souza Effting. A moradora de Nova Veneza foi homenageada pelo trabalho que desenvolve na bovinocultura de Santa Catarina, através da propriedade localizada em Braço do Norte. Maria agradeceu o reconhecimento e apresentou um resumo da história da família. Os vereadores, por sua vez, a parabenizaram pelas conquistas.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também esteve em pauta na sessão, já que o cabo Juliano Severo de Freitas foi homenageado pelo trabalho desenvolvido no município. Diante de Moção de autoria de Elisabete Teresa Bortolotto, Severo esteve na Câmara junto com familiares e, de forma emocionada, falou sobre a luta para salvar vidas através da conscientização das crianças e adolescentes. Os legisladores exaltaram a influência positiva das atividades desenvolvidas pelo cabo na cidade.

Indicações e requerimento

A sessão dessa terça-feira também contou com indicações e requerimento que trouxeram à tona reinvindicações para Nova Veneza. Albertina solicita ao poder executivo a instalação de placas de “Respeite o Ciclista” no trecho que vai do Centro ao Caravaggio. Ela também pede que a equipe de coleta de lixo seja alertada quanto a procedimentos que facilitam acesso de cães aos sacos de lixos durante a coleta.

Edaltro Luiz Bortolotto também trouxe reivindicação relacionada à segurança com os ciclistas. Ele pede sinalização adequada na NVA-150, da escola Julieta Torres Gonçalves à empresa JBS.

Já Elizabete solicita pintura nas faixas de pedestres de todas as ruas centrais do município, assim como de bairros próximos ao centro, já que as sinalizações estão desgastadas.

E Claiton Zanzi pede que o poder executivo faça a contratação de dois médicos para atender à população, com especialidade na área de psiquiatria e ginecologia.

Por meio de requerimento, Edgar Preis pede que a Câmara envie convite ao engenheiro Danilo Bortoluzzi Bratti para que ele participe de sessão com o objetivo de trazer esclarecimentos referentes às obras na Ponte dei Morosi.

Tadeu Spilere

 

2f15ae19-3fe0-4c0f-99b9-328e7b03a717