Mitos e verdades da cozinha

Alguns leitores dizem que, apesar de gostarem  dos assuntos que publico,  alheios à gastronomia propriamente dita, estranham um pouco ao lerem sobre etiqueta social, comportamento e outros.

A propósito, repercutiu muito positivamente a crônica que publiquei intitulada RELACIONAMENTOS, de autoria de Arnaldo Jabor.

GOURMET

Um indivíduo tido como um bom GOURMET não necessariamente sabe cozinhar, mas entende muito de sabores, é um amante da boa comida, de um bom vinho e, geralmente, um apreciador de pessoas.

Todos nós, de uma forma mais acentuada ou não, e a nosso modo, somos gourmets. Em conseqüência, frequentamos restaurantes, festas, eventos e cerimônias em geral e, consequentemente, nos relacionamos com pessoas, em várias situações. Somos vistos e nosso comportamento nos identifica.

Assim, pretendo mostrar que certas regras de etiqueta e comportamento são importantes para o nosso convívio social e, dependendo da ocasião, ao nosso sucesso profissional. Considere-se ainda que a gastronomia está sempre presente e, às vezes, apresenta-nos certas dificuldades que podemos contornar com alguns conhecimentos básicos.

REGRAS BÁSICAS DE COMPORTAMENTO NAS CERIMÔNIAS

Etiqueta Social

Conceito: regras de etiqueta são democráticas e podem ser aplicadas por qualquer pessoa, independentemente de sua condição social. Baseiam-se no bom senso e respeito ao próximo. É o comportamento adequado que se espera das pessoas no convívio diário com superiores, subalternos e pares.

Apresentação / Cumprimento / Tratamento / Telefone

Por meio da apresentação se estabelece a comunicação e a cordialidade. Cabe ao anfitrião receber e apresentar os convidados, dizendo o nome e a profissão, se for o caso.

Ao cumprimentar, prefira usar os termos: Como vai? Como está? Tudo bem?

Jamais use termos pejorativos ao dirigir-se a alguém.

Até que as pessoas se manifestem, procure tratar a todos por Sr. e Sra.

O aperto de mão deve ser firme e forte, porém, dispensável quando se está à mesa e quando se concentram muitas pessoas conhecidas num mesmo local. Nesse caso, apenas sorria e acene com a mão ou a cabeça.

Não monopolize as pessoas e evite ser o centro das atenções. Saiba falar e ouvir.

Seja natural ao falar. Evite gírias, termos difíceis e estrangeirismos.

Telefone convencional: substitua o temível “quem gostaria?” por “quem vai falar?”. Além disso, antes de perguntar, diga se a pessoa procurada pode atender ou não.

Celular: proibido/inconveniente o uso no teatro, cinema, restaurante, sala de aula, palestras, etc.

Indispensável: Bom dia, boa tarde, boa noite, por favor, com  licença, desculpe-me, obrigado (para homens) e obrigada (para mulheres).

Convite / Gafes / Cigarro

Sempre que receber um convite com a sigla RSVP (répondez s’il vous plaît), é obrigatória a resposta, ainda que negativa.

Ao aceitar um convite, procure respeitar o horário. Evite chegar muito cedo ou muito tarde.

Gafes: é possível sobreviver a elas. Sempre que cometer alguma (tropeçar, derrubar objetos, etc.), procure não dar muita importância e, sempre que presenciar alguma, o melhor mesmo é “fingir” que não viu e nem ouviu nada.

Por exemplo, ao compartilhar uma mesa com outras pessoas, você deixa cair um talher: o que fazer? Não faça e não diga nada. Fique impassível. Discretamente, sem pressa e alarde, peça outro ao garçom ou anfitrião.

Placa de “Proibido fumar”, realmente significa Proibido. Não há   exceção à regra.

Imperdoável (evite a todo custo): arrogância, autopromoção, bajulação, chamar a atenção ou corrigir pessoas em público, discriminação, excesso de simpatia, fofoca, mau humor, palavrões, pedantismo, preconceito, prepotência e tudo aquilo que existe, mas não precisamos para viver em sociedade.

MITOS E VERDADES DA COZINHA

Não é bom guardar os ovos na porta da geladeira – VERDADE
Os ovos devem ser armazenados em um recipiente fechado, no fundo da geladeira. Assim, não absorvem aromas do ambiente, não ficam expostos à mudança de temperatura e aos movimentos da porta, que podem danificar sua casca, deslocar ou até estourar as gemas.

Mitos e verdades da cozinha

Quanto mais afiada a faca, menos a cebola provoca choro – VERDADE
“Espremer” a cebola em vez de cortá-la potencializa a liberação da substância que faz o cozinheiro lacrimejar. Se a faca estiver bem afiada, a hortaliça pode ser cortada com mais facilidade e, portanto, diminuir a liberação dessa substância. Evite facas serrilhadas.

Mitos e verdades da cozinha

O choque térmico nos ovos cozidos facilita descascá-los – VERDADE
Ao mergulhar o ovo cozido em água gelada, ele se contrai e se separa mais da casca, o que facilita, portanto, descascá-lo. Para retirar a película, prefira mantê-los submersos. Lembre-se de que os ovos mais frescos têm qualidade superior, mas, ao mesmo tempo, cascas mais coladas à clara.

Mitos e verdades da cozinha

Açúcar ajuda a tirar a acidez do molho de tomate– MITO
O açúcar mascara a acidez, mas não a transforma. O único jeito de neutralizar o ácido é adicionar uma base, algo como o bicarbonato de sódio. A medida ideal para suavizar a acidez é meia colher de chá de bicarbonato de sódio para quatro latas de tomate pelado ou 2 kg de tomate natural.

Mitos e verdades da cozinha

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