Agronegócio

Ministério de Agricultura realiza capacitação para agroindústrias na Amrec

blank

Iniciou na segunda-feira, 30, e vai até esta sexta-feira, 3, a capacitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para orientação dos serviços de inspeção e das agroindústrias participantes do Projeto-piloto CONSIM 2020. A oficina vem reunindo os empresários, donos das agroindústrias, os Responsáveis Técnicos (RT) e os veterinários das prefeituras da região dos 12 municípios da Amrec, além de prefeitos e prefeitos eleitos, que estão participando em momentos pontuais.

O objetivo final da capacitação é adequar as normas necessárias para que o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amrec (CIM-AMREC) possa estar pronto para solicitar o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

A Gestora do SISBI-POA na SFA-RS e membra da equipe técnica do projeto Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcios de 2020, a fiscal agropecuária Beatris Sonntag Kuchenbecker, reforça que o trabalho é para organizar e corrigir as pendências e organizar a documentação e fiscalização. “O contato é para trabalhar cada vez mais nas pendências, onde a gente pode ajudar, e se preparar cada vez mais. Ai depois para fazer a solicitação da equivalência do serviço de inspeção (Serviço de Inspeção Municipal – SIM, para equivalente ao SISBI)”. 

Ela lembra que num primeiro momento foi feito um trabalho de sensibilização reunindo autoridades, veterinários e agroindústrias. Depois foi feito um trabalho junto as agroindústrias de auto inspeção. Hoje e amanhã será feito visita a cinco agroindústrias que podem, muito em breve, receber o selo Sisbi.

“Vamos ajudar e orientar. Estamos trabalhando duro desde o início do ano. Se eles (os consórcios que estão em treinamento. São 12 de todo o Brasil) conseguirem, a gente também conseguiu”, afirma a fiscal, falando do projeto piloto do MAPA. Os técnicos querem estender o projeto, para ajudar os consórcios pelo país. O CIM-AMREC foi selecionando no meio de 52 consórcios para participar. Depois dessa etapa, o CIM-AMREC fica habilitado para solicitar o encaminhamento de equivalência, podendo receber o selo SISBI, o que deve acontecer no primeiro semestre de 2021.

Selo SISBI e a parceria da EPAGRI

O selo SISBI dá autorização para agroindústrias comercializarem seus produtos em todo o Território Nacional. Uma agroindústria, que atenda uma grande rede de supermercados, hoje só pode vender nas lojas da rede que estão nos municípios da Amrec. Com o selo SISBI, poderá atender todas as lojas do Estado e até as que estejam fora do território Catarinense. A Epagri, que é parceira desde o início dos trabalhos do Consórcio, vê o momento como importante para desenvolvimento da região. 

Visitas em Nova Veneza e Lauro Muller

Os participantes da capacitação estivem visitando três estabelecimentos agroindustriais nessa quarta-feira, 2. Uma queijaria e uma empresa de embutidos em Lauro Muller e outra empresa de embutidos em Nova Veneza. Eles ainda visitarão uma fábrica de hambúrgueres em Criciúma. Na visita desta tarde o prefeito em exercício de Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior esteve presente acompanhando, do diretor executivo da Amrec, Lei Alexandre.

Por Antonio Rozeng

  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank
  • blank

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.