Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc com inscrições abertas para novos alunos

Candidatos podem optar por três linhas de pesquisa.

A saúde coletiva é uma área abrangente e tem como campo de estudo a saúde pública, investigando as causas das doenças e encontrando meios de planejar e organizar os serviços de saúde. Na Unesc, a área possui um espaço especial, com o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), que além de colaborar para a qualificação dos serviços, gestão e atendimento em saúde, ao formar profissionais sanitaristas, desenvolve pesquisas envolvendo a comunidade regional – como por exemplo, as pesquisas em municípios do Sul catarinense para avaliar a saúde física e mental da população durante a pandemia de Covid-19.

O PPGSCol oferece o Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, com ênfase em estudos e técnicas voltadas ao desempenho profissional. Ele tem área de concentração “Gestão do Cuidado” e ao longo de seus seis anos de existência, vem contribuindo de diferentes maneiras com a comunidade, tendo formado profissionais que atuam na gestão dos serviços de saúde e na assistência direta ao usuário do serviço de saúde coletiva.

“O programa realiza diversas atividades voltadas ao serviço de saúde da região, especialmente do Sul catarinense e do Norte gaúcho, que impactam positivamente a vida e saúde das pessoas. O PPGSCol possui parcerias com serviços de saúde e instituições nacionais e internacionais e em 2020, atuou fortemente em ações de combate à pandemia e entendimento do que estamos vivendo, auxiliando secretarias de saúde, fazendo assessoria para serviços de saúde e pesquisas de base populacional. A pandemia tem reforçado a importância de se ter profissionais com formação em saúde coletiva e de se ter um Sistema Único de Saúde forte. A formação na área da Saúde Coletiva é extremamente importante para um SUS fortalecido”, afirma a coordenadora do PPGSCol, Cristiane Damiani Tomasi.

O PPGSCol da Unesc tem parcerias com instituições de ensino e pesquisa nacionais, como a Universidade Federal do Rio Grande (Furgs) e internacionais, como a London School of Economics and Political Sciences (Escola de Economia e Ciência Política de Londres).

Mestrado em Saúde Coletiva com nova turma

O PPGSCol da Unesc já formou 70 profissionais e está com inscrições abertas para o processo seletivo de ingresso de uma nova turma no Mestrado em Saúde Coletiva. Os interessados têm até o dia 19 de fevereiro para realizar a inscrição pelo e-mail ppgscol@unesc.net.

Os candidatos terão três linhas de pesquisa para escolher:

Educação e Gestão do Trabalho na Saúde – Pesquisa as relações que se estabelecem entre a educação e a gestão dos serviços de saúde, com foco na educação permanente em saúde, entendendo-a como ferramenta pedagógica e de gestão do trabalho. Estuda os processos de ensino-aprendizagem com base nos cenários de práticas e nas políticas de saúde, buscando a inter-relação do ensino formal com os espaços de trabalho em saúde, com base no sistema de saúde do país. Contempla estudos referentes a redes de atenção à saúde, processos de trabalho e o trabalho em saúde, gestão e planejamento do trabalho e dos serviços de saúde, educação em saúde, educação no trabalho, tecnologias de educação e gestão em saúde, e, avaliação dos serviços e da gestão em saúde.

Epidemiologia Aplicada em Serviços de Saúde – Desenvolve atividades como pesquisas de base populacional. A linha utiliza ferramentas da Epidemiologia para a tomada de decisões no âmbito da gestão e da assistência à saúde. Estuda ainda temas como desigualdade em saúde, acesso e utilização do serviço em saúde, saúde do trabalhador e saúde materno-infantil.

Promoção da Saúde e Integralidade do Cuidado – Esta linha de pesquisa trabalha com temáticas na área de saúde coletiva com ênfase em programas e políticas de saúde com a utilização de medicamentos, desigualdades sociais e violência nas suas diversas formas.

Por Milena Nandi

Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc com inscrições abertas para novos alunos