Comunidade

Matriz São Marcos precisa de apoio da comunidade para reformas

©Willians Biehl
Por Francine Ferreira

Projetos visam revitalizar a torre, o telhado e a parte elétrica da estrutura.

Depois de 40 anos da última reforma, a Igreja Matriz São Marcos, de Nova Veneza, precisa passar por reformas. Conforme o padre Vilmar Moretti, é necessário revitalizar a torre, todo o telhado e a parte elétrica da estrutura, que ao longo das últimas décadas sofreu com a ação do tempo.

Para tanto, um projeto dividiu a recuperação em três etapas, e a primeira já começou. “A atual torre da Igreja Matriz estava muito danificada, em função de infiltrações, ação de chuvas, ventos, árvores nas rachaduras, por isso chegou ao ponto de precisar de uma restauração. Iniciamos pela parte mais difícil, todo o alto da cúpula, com as janelas e recuperação interna onde estão colocados o relógio e os sinos”, argumenta Moretti.

A previsão de conclusão desse trabalho inicial é o mês de abril e as obras estão orçadas em R$ 100 mil, com possibilidade de aumento dos custos. “Até porque estamos pensando em fazer uma iluminação mais moderna no relógio, caminhando com os poucos recursos que ainda temos e com esse grande projeto”, completa o padre.

Posteriormente, ainda existirão duas etapas para serem desenvolvidas, de acordo com Moretti, sendo que a mais urgente diz respeito ao telhado da igreja, que ainda é o mesmo da reforma concluída em 1979 e precisa ser totalmente trocado, juntamente com as calhas. “Por fim, a terceira etapa, que deve ficar para o fim do ano, é a que irá revitalizar toda a parte elétrica e de fiação, que é muito antiga e não queremos correr nenhum tipo de risco”, ressalta.

Apoio da comunidade

Buscando o apoio da comunidade na arrecadação de recursos para as obras, um bingo será realizado em Nova Veneza no próximo dia 29 de março. Além disso, a Comissão de Assuntos Econômicos e Administrativos da Igreja, juntamente de voluntários, está organizando uma espécie de carnê, no qual cada neoveneziano poderá aderir para colaborar durante 10 meses, com pagamentos de R$ 30 mensais.

“Temos tido apoio de lideranças, comércio e indústria, mas encontramos muitas dificuldades e desafios pelo caminho. Vamos continuar enfrentando e fazendo esse apelo à população, para que nos ajudem com essa obra tão grande e necessária, que também é uma forma de conservar esse patrimônio, uma bela e imponente igreja”, finaliza o padre.

Mais informações sobre as formas de contribuir com as obras podem ser obtidas na própria Igreja Matriz São Marcos, na área central de Nova Veneza.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.