Margarete Ugioni – Tablet dentro da igreja

Sou católica, não das mais fervorosas. Vou à missa toda semana, mais precisamente aos sábados porque após a missa gosto de tomar café com minhas irmãs, como fazíamos quando minha mãe era viva, não posso perder o costume agora. Faço minha tarefa de boa cristã.

No início da quaresma fui à missa, a igreja estava bem lotada, muitos pais com seus filhos e isso é um bom sinal, as crianças precisam frequentar suas igrejas desde muito cedo.

A cerimônia ia começar e aos poucos os bancos da igreja foram ficando ocupados, crianças rindo, crianças chorando tudo muito agitado.

O celebrante e seus ajudantes se conduziam até ao altar, de repente eu vejo uma mãe tirar um tablet da bolsa e entregá-lo ao seu filho que ficou felicíssimo. Fiquei boquiaberta! Não acreditando no que estava vendo. Pode ser que seja um hábito já comum, porém eu ainda não havia visto. Mesmo que para alguns seja algo normal, para mim é inconcebível.

Tudo tem sua hora e lugar, o uso do tablet ou celular é prazeroso, divertido, prende a atenção até do adulto quanto mais de uma criança, mas chegar ao ponto de usá-lo como forma de distração, dentro de uma igreja, acho um absurdo!

Eu sei que não é fácil controlar as crianças dentro da igreja, prender sua atenção durante uma hora mais ou menos não é tarefa fácil para nenhum pai, mãe ou avó. O cerimonial de uma missa não é tão atrativo para eles como a TV, o tablet, o vídeo game isso a gente sabe e não é de hoje.

As crianças choram? Riem e conversam alto? Pulam e descem dos bancos? E daí? Ser ativo faz parte da natureza deles, nós adultos é que precisamos ter paciência e ensiná-los a se comportarem dentro da igreja. Até entender que a igreja é um lugar de meditação e oração demora um pouquinho, mas a gente consegue. Tenho experiência como mãe e agora como avó, a criança aprende um dia, com certeza.

O fato da criança não saber se comportar dentro de uma igreja não deve ser motivo para deixarmos de levá-la. Vai atrapalhar o padre ou pastor? Vai, mas eles já estão mais complacentes também e como eu, também preferem que as igrejas estejam sempre lotadas de famílias e não apenas de pais.

Como o próprio Jesus diz nas escrituras: Deixai vir a mim as crianças, porque delas é o Reino dos Céus (Mt 19,13-15).

Maria Margarete Olimpio Ugioni

2 Comentários