Margarete Ugioni: Longevidade de Dona Amélia

Margarete UgioniEm fevereiro minha sogra fez 92 anos. Nossa! Você deve estar se dizendo. Eu também me espanto em saber que nos dias de hoje alguém possa ter tanta vitalidade e disposição para o trabalho como ela ainda tem. Minha sogra acorda muito cedo, antes do dia clarear e reza enquanto está escuro lá fora. Tem uma saúde, uma vitalidade, disposição para o trabalho que dá inveja em muita gente e ao mesmo tempo faz outro monte de gente sentir vergonha pela preguiça que sente em acordar cedo – eu me incluo nessa categoria, morro de preguiça de acordar de manhã.

Pode estar de sol ou chuva, cedinho dona Amélia está de pé. Se a gente pergunta o que ela faz ou fez para ter tanta vitalidade, responde que é comer pouco e trabalhar bastante. Quanta sabedoria!

Nossa sociedade está mais envelhecida, graças a Deus, é sinal de que estamos vivendo mais, a expectativa de vida aumentou. As pessoas estão se cuidando mais, comendo com moderação e fazendo mais exercícios.

Fazendo minhas leituras na internet, encontrei uns dados interessantes no site http://www.brasilescola.com/brasil/o-numero-idosos-devera-aumentar-no-brasil.htm que gostaria de compartilhar com vocês:

“De acordo com estimativas elaboradas e divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de idosos irá aumentar. Por volta do ano de 2050, haverá, no Brasil, 73 idosos para cada 100 crianças…

Outro fator que permite o envelhecimento da população é o aumento na expectativa de vida dos brasileiros, hoje de 72,78 anos. Essa média não se irá estabilizar, pois no ano de 2050 a expectativa de vida subirá para 81,29 anos, igualando a de países de elevado IDH, como Islândia (81,80 anos) e Japão (82,60).” Partes do texto de Eduardo de Freitas.

São dados que nos alegram e criam expectativas para um futuro mais longo e promissor, e com saúde, acredito.

O bom disso tudo é que dona Amélia não precisa esperar até 2050, ela tem saúde pra dar e vender. Desejo que essa longevidade se estenda para seus filhos, netos e bisnetos.

Parabéns nona!!!

Mª Margarete Olimpio Ugioni

Dona Amélia
Dona Amélia

4 Comentários

  1. Dona Amélia Ugioni, parabéns! Lembro-me , com muita alegria, de quando a visitei com meus pais, em São Francisco do Rio Morto. Francisco, agora, está sendo comentado! E o nome Amélia, faz-me lembrar de algumas propagandas. "Mulher de verdade", Bondosa e Santa, assim a identifico.