Colunistas

Margarete Ugioni: E o ano começou

Dizem que o ano começa na quarta-feira de cinzas, que nada funciona completamente enquanto o carnaval não passar. Eu também acredito nesta teoria.

Desde a semana do natal até no início da quaresma tivemos um período bem longo de “férias”, mesmo para quem começa a trabalhar em janeiro, o espírito de férias continua.

A economia caminha devagar, as fábricas produzem menos, o povo compra menos ainda, exceto uns poucos que arriscam comprar, a maioria espera pelo período de liquidação que acontece geralmente no mês de fevereiro.

Os serviços públicos são oferecidos normalmente, mas a população procura menos neste período. É impressionante como até o setor da saúde fica mais vazio! Até parece que nas férias se fica menos doente! Eu particularmente prefiro me consultar no mês de janeiro que é mais fácil conseguir vaga.

As cidades ficam meio vazias, aos domingos a cidade de Criciúma, por exemplo, parece uma cidade fantasma, não tem ninguém nas ruas, acredito por ser muito perto dos balneários e o povo corre para as praias, aqueles que não têm casa, visitam os parentes.

Foram dias de muita festa, a alegria tomou conta de todos, esquecemos a tristeza, a doença, a crise financeira e política e fomos felizes. Agora pé no chão e retomemos nossa rotina, que também é muito bom.

As aulas começaram, este é um dos principais pontos para se sair daquela preguiça que toma conta da gente no final do ano. A rotina escolar dá vida à cidade, tudo fica alegre, dinâmico, intenso e movimentado. Eu adoro este tipo de energia, a gente vê povo, ronco de motor, escuta risadas, choros – daqueles que estão indo para a escola pela primeira vez – tudo é energia positiva.

Que bom, mais um ano começando, mais um ano para lutarmos pelos nossos desejos, cumprir as promessas que fizemos na virada do ano, trabalhar para termos mais conforto e saúde. É a vida recomeçando. Feliz 2016!

Maria Margarete Olimpio Ugioni

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.