Metas, objetivos, planos, sonhos: tudo isso no papel (ou na mente). É comum que aos finais de ano, as pessoas planejem-se e estipulem metas para o ano que está chegando. Uhul! Virou o ano. Feliz 2019! Chegou janeiro, mas é apenas o primeiro mês do ano, então os planos acabam sendo deixado para depois, afinal, ainda restam 11 meses. Então, começa fevereiro, e acaba por passar voando, afinal, possui apenas 28 dias. O terceiro mês inicia, e os planos seguem engavetados. Passam os dias, as semanas, em que datas comemorativas vêm e vão, e o que fora planejado acaba por esquecido.

Mas qual o problema?

Nenhum. O problema é quando o fato de estes planos seguirem engavetados (sem execução) trazem algum tipo de sofrimento para o sujeito. O ano novo geralmente é visto com muita expectativa, desejo, brilho nos olhos! Mas hoje já é ano novo (há cerca de três meses, na verdade) e quais são as coisas novas que foram feitas? Quais planos foram executados?

Mas acalma o coração. Iniciamos março, ainda há tempo. Há tempo de fazer o hoje, começar o agora e estipular metas de curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, as metas de curto prazo são imediatas – de fácil cumprimento e que podem ser atingidas de forma rápida (em dias, semanas). As metas de médio prazo são metas mais densas e que precisam de planejamento para serem executadas, que geralmente duram de semanas a meses, como perder peso, por exemplo. Já as metas de longo prazo normalmente possuem a duração de meses a anos, mas que também precisam de um certo planejamento para saírem do papel, como a compra de um carro, uma viagem…

As frustrações chegam quando essas metas não estão bem articuladas, ou então, quando ocorrem imprevistos que barram a execução do planejado. É importante que você consiga perceber seus limites e respeitar seu tempo: você é um ser humano e que vive diante de várias circunstâncias.

Carnaval está acabando, e logo a rotina retorna ao que era antes. Mas e o novo? E o esperado?

Saiba que quem faz o novo é você! Independente do período da sua meta, ela só será alcançada se você der o primeiro passo para a mudança! Mas é claro que isso varia muito de acordo com necessidade de mudança e o desejo de mudar algo indesejado.

Há ainda 09 meses neste imenso 2019, em que os dias passam como minutos, e as semanas como dias, diante da gama de atividades que precisam ser realizadas no dia a dia. É bacana que você perceba o que se faz importante para você, a fim de não basear-se no projeto de outras pessoas. A cada dia, surge uma nova oportunidade: “O primeiro passo não leva para onde você quer ir, mas tira você de onde está.”- Autor desconhecido.

Participe conosco! Caso tenhas alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para entrar em contato pelo e-mail gihh_b@hotmail.com. Receberei com afeto! Abraço fraterno!