Marcelo Branco: O presidente da Câmara de Vereadores Betão já impôs seu sistema de trabalho ousado

Marcelo BrancoANEDOTÁRIO POLÍTICO

RENAULT “INFLUÊNCIA” – O Presidente da Câmara de Vereadores Betão comprou o primeiro carro para o poder legislativo de Nova Veneza há mais de 10 anos. Agora ao assumir novamente a presidência comprou um carro novo, um Renault Fluence, mas um atento eleitor disse: “ é um Renault ‘Influência’…” Então tá.

* Histórias baseadas em fatos reais da política de Nova Veneza

QUE FASE

Nova Veneza está numa fase tão boa quando o assunto é turismo que nesta semana havia um grupo de pessoas fazendo fotos de umas “ruínas” de uma antiga fábrica próximo onde moro. No local há algumas paredes caídas e outras ainda em pé envoltas por vegetação. Se até isso é cenário para fotos imaginem as belas atrações que temos no município.

DA HORA

_As belas máscaras do nosso carnaval de Veneza são presentes que agradam a todos.

_A charmosa e simpática Treviso em breve será matéria da Rede Globo por causa de sua qualidade de vida. Tenho muitos amigos e eleitores naquela cidade. Parabéns.

_A tragédia de Santa Maria que vitimou centenas de pessoas poderia ter sido evitada. Há muitos equívocos que ocorreram naquela noite terrível que jamais será esquecida. O local não estava apto para receber tanta gente com segurança. Há muitas histórias tristes neste episódio digno de filme de terror.

_O principal culpado da tragédia de Santa Maria é o poder público. Os órgãos do Governo Estadual e Municipal devem fiscalizar de forma eficiente estes estabelecimentos.

_Que este fato sirva de exemplo para evitar outros desastres e que os culpados sejam punidos mas como é o Brasil…

NA POLÍTICA

_O presidente da Câmara de Vereadores Betão já impôs seu sistema de trabalho ousado. A aprovação do comodato de 20 anos de um terreno em São Bento Baixo da prefeitura para a igreja que está construindo o novo salão de festas é uma das provas de seu arrojo.

_O Aroldinho Frigo está atendendo pessoas no seu gabinete na Câmara de Vereadores. Ele está cheio de projetos e com muita vontade de trabalhar.

_Os nomes de Daniel Dal Sasso e Jean Reis vão compor a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

_Jean Reis mora em São Bento Baixo e foi indicado por Sanciro Ghislandi.

_Daniel Dal Sasso é daqui e tem formação em Turismo e Hotelaria.

_O PSDB vai contratar um advogado para dar suporte aos vereadores da oposição na Câmara de Vereadores.

_O presidente da Câmara de Vereadores Betão e o vereador Aroldinho Frigo estiveram na posse de Joares Ponticelli (PP) na presidência da Assembléia Legislativa, em Florianópolis.

_O prefeito Evandro Gava, vice Zé Spillere e comitiva também estiveram na posse de Ponticelli.

_O PSDB de Nova Veneza terá importante cargo regional. A confirmação será em breve.

_Está agitado os bastidores para a definição deste cargo pois há quem está trabalhando contra.

_O presidente da Câmara de Vereadores Betão adquiriu um carro Renault Fluence para o Poder Legislativo. O antigo carro da Câmara de Vereadores ficou com a prefeitura.

_O vereador Vanderlei Spillere (PMDB) se filiou ao partido a convite do Grupo MDS. Por isso ele será o mais afinado com os vereadores tucanos, Dalto Bortolotto, Aroldinho Frigo e Valmor Ugioni.

_Por outro lado continua a aproximação das demais lideranças peemedebistas com a coligação PP-PSD.

_Há quem cite o nome do ex-vereador Valtenir de Mattia (PP) para a Secretaria da Indústria e Comércio. Certamente é um nome que conhece o setor.

_O nome do jovem Engenheiro Agrônomo Samuel Zanoni, de Rio Cedro Médio também está sendo cotado para a Secretaria da Agricultura. Ele é filiado ao PMDB.

PERDEMOS O PEEMEDEBISTA ADAMOR SPILLERE

Marcelo Branco: O presidente da Câmara de Vereadores Betão já impôs seu sistema de trabalho ousado

Nova Veneza perdeu aos 67 anos uma figura muito conhecida e querida dos meios políticos pelos correligionários e até por seus adversários. Peemedebista nato daqueles que brigava pelo partido nas horas boas e ruins. Se aventurou em candidaturas e vereador e na majoritária há mais de duas décadas. Adamor foi diretor da Câmara de Vereadores nos dois últimos anos substituindo outro peemedebista falecido, Ademar Mazzuco. Conhecido por suas tiradas engraçadas e folclóricas da política local, ele foi um dos fundadores do antigo MDB, sua ficha de filiação era de número um. Eu sempre conversei muito com Adamor neste tempo na Câmara de Vereadores e fiquei seu amigo. A imagem que tenho dele é a de seu sorriso inconfundível e do seu jeito polêmico mas terno ao mesmo tempo. Nunca ouvi dele palavras ofensivas a alguém ou atitudes para prejudicar qualquer pessoa. Conversei com a sua filha Patrícia que relatou emocionada esses dias que antecederam o seu falecimento. Seu curto tratamento em Florianópolis por foi acompanhado pelo Secretário Estadual Adjunto da Saúde, Acelio Casagrande a pedido do Vice-governador Eduardo Moreira e do Deputado Federal Ronaldo Benedet. Quando a sua filha Patrícia lhe entregou o remédio providenciado por Acélio ele disse: “valeu a pena ser amigos deles”, mas pouco tempo depois veio a óbito. Não tinha peemedebista da região que não o conhecesse, desde as pessoas mais simples aos mandatários. Em 2011 ele foi conhecer Brasília e se hospedou no apartamento do Deputado Ronaldo Benedet. Num jantar preparou uma galinha com polenta que até hoje é lembrada pelos assessores peemedebistas da Capital Federal. Nesta viagem falou com o Vice-presidente Michel Temer que na época havia assumido a presidência da República. Várias histórias dele sobre a nossa política fazem parte do anedotário político que publico nas colunas que assino no Volta Grande, A Tribuna e Portal Veneza. As principais colunas políticas da região noticiaram a sua morte. Nesta hora já deve estar conversando de política com os peemedebistas Ulysses Guimarães, Tancredo Neves entre outros e dizendo: “Olha rapaizinho…” , uma de suas tiradas mais conhecidas.

Presença de políticos do governo estadual em Nova Veneza na administração municipal de Aquilino Cirimbelli nos anos 60 numa inauguração.
Presença de políticos do governo estadual em Nova Veneza na administração municipal de Aquilino Cirimbelli nos anos 60 numa inauguração.

O Vereador Aroldo Frigo Junior reuniu-se, nesta última quarta-feira, com a Juíza Dra. Ana Lia Moura e o Tabelião Oficial do Cartório de Nova Veneza, Vladimir Trizotto, no Fórum da Comarca de Criciúma. Na ocasião foi entregue à Juíza o convite da Sessão Solene do Centenário do Tabelionato de Nova Veneza que será na segunda-feira,às 19h. A realização da homenagem foi uma proposta do Vereador Aroldo Frigo Jr.
O Vereador Aroldo Frigo Junior reuniu-se, nesta última quarta-feira, com a Juíza Dra. Ana Lia Moura e o Tabelião Oficial do Cartório de Nova Veneza, Vladimir Trizotto, no Fórum da Comarca de Criciúma. Na ocasião foi entregue à Juíza o convite da Sessão Solene do Centenário do Tabelionato de Nova Veneza que será na segunda-feira,às 19h. A realização da homenagem foi uma proposta do Vereador Aroldo Frigo Jr.

Marcelo Branco: O presidente da Câmara de Vereadores Betão já impôs seu sistema de trabalho ousado

O lendário Rio São Bento no município de Siderópolis.
O lendário Rio São Bento no município de Siderópolis.

10 Comentários

  1. Nesta época não tinha tanta politicagem imunda, BONS TEMPOS como dizia meu pai, hj o cidadão mais parece bola de ping -pong, quem tem compra até o pensamento se puder…..

  2. A foto registra a visita a Nova Veneza do então Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento, Eng. Agronômo Luiz Gabriel. À frente, estão Luiz Ostetto (Seo Ninim), o Secretário da Agricultura, o Padre Amilcar Gabriel, o Monsenhor Gregório Locks (1º Reitor do Santuário de N. Sra. de Caravaggio) e o prefeito municipal Aquilino Luiz Cirimbelli. Faziam parte da comitiva, Vereadores, lideranças comunitárias e o Sr. Laudelino Gava, Presidente do Sindicato Rural de Nova Veneza. Recordo-me de duas ações decorrentes da visita: análise do solo subsidiada pelo Governo (coisa rara na época, era feita no RS!) e melhoria do plantel para a produção de leite (introdução de vacas jersey).