Manchester City x Real Madrid: a Champions está de volta

Após 149 dias, a Liga dos Campeões da Europa, enfim, está de volta. De um jeito diferente, como nunca imaginaríamos e queríamos. Foram cinco meses de espera, praticamente uma nova competição que se inicia, mas restaram apenas 12 times na maior competição de clubes do mundo. Nesta sexta-feira, 07, às 16h, Manchester City x Real Madrid disputam o segundo jogo das oitavas de finais da competição, no Etihad Stadium.

Manchester City x Real Madrid: a Champions está de volta

Um dos confrontos mais aguardados é este, sem dúvidas. A primeira partida, disputada no Santiago Bernabéu, terminou em 2 a 1 para o City, portanto o time de Pep Guardiola tem uma boa vantagem para este segundo jogo, podendo empatar ou até mesmo perder por 1 a 0. O Real precisa vencer por dois gols de diferença, devolvendo o 2 a 1 leva a decisão para a prorrogação, qualquer vitória por um gol de diferença tendo o Real feito três ou mais gols, a vaga fica com a equipe madrilenha.

O vencedor do confronto enfrenta quem passar de Juventus x Lyon, jogo que acontece no mesmo horário.

MANCHESTER CITY

Após duas temporadas levantando o caneco, o City viu o Liverpool ser campeão da Premier League esta temporada. Pep Guardiola disse em fevereiro que ninguém ia tirar o título do Liverpool. Já aceitando uma vitória do rival, o City pôde se preparar ainda mais para o grande sonho que tem: vencer a Champions League.

 Os citizens tem o melhor ataque dentre os times das cinco grandes ligas europeias, são 146 gols marcados em 57 jogos na temporada. Analisando mais números, o aproveitamento do City aumentou 1,7% após a parada, vejamos os dados:

Antes da parada – 73,3% de aproveitamento:

45 jogos
31 vitórias
6 empates
8 derrotas
110 gols marcados
42 gols sofridos

Depois da parada – 75% de aproveitamento:

12 jogos
9 vitórias
3 derrotas
36 gols marcados
7 gols sofridos

Um time com um poderio ofensivo enorme, comandados por De Bruyne, que faz uma temporada espetacular, com 15 gols e 22 assistências, mas a importância dele para o City é muito mais que números. Sterling é outro que faz grande temporada, com 30 gols marcados, artilheiro do time na temporada. Sérgio Aguero é desfalque importante para o time, no seu lugar deve jogar o brasileiro Gabriel Jesus, que tem bons números na temporada (22 gols e 9 assistências).

Com o formato diferente de apenas um jogo, essa talvez seja a grande do City, enfim, conquistar o tão desejado caneco.

REAL MADRID

Os reis da Europa. Quando se trata de Liga dos Campeões, o primeiro nome que vem na mente é o do Real Madrid, time com mais títulos na história da competição, 13. Mas não terá vida fácil o Real Madrid nesta sexta, assim como não teve na temporada passada contra o Ajax.

O time merengue entra em campo como campeão espanhol da temporada, vencendo 10 dos 11 jogos que fez após a temporada, em uma arrancada sensacional, que culminou no título de número 34 da Liga Espanhola. Seus grandes destaques após a pausa são Sérgio Ramos e Karim Benzema, um não joga, o zagueiro espanhol foi expulso (para variar) na primeira partida contra o City, no seu lugar jogará o zagueiro brasileiro, Militão.

Mesmo sem jogar um futebol lindo e empolgante, o Real Madrid pós pausa é letal, sabe aproveitar as chances que tem na frente e dificilmente toma gols. Courtois faz grande temporada, assim como todo sistema defensivo do clube, que é o melhor das cinco grandes ligas europeias. O clube perdeu apenas seis jogos durante toda a temporada. Vejamos os números da equipe de Zidane antes e depois da parada:

Antes da parada – 65,8% de aproveitamento:

39 jogos
22 vitórias
11 empates
6 derrotas
77 gols marcados
35 gols sofridos

Depois da parada – 94 % de aproveitamento:

11 jogos
10 vitórias
1 empate
21 gols marcados
6 gols sofridos

O grande nome do clube na temporada é o francês Karim Benzema, que assumiu o protagonismo do time após a saída de Cristiano Ronaldo. São 26 gols e 11 assistências na temporada, mas assim como De Bruyne, Benzema é muito mais do que apenas números. Outro que faz grande temporada é o brasileiro Casemiro, líder de desarmes de La Liga e crucial para a equipe de Zidane. Courtois, após uma temporada de estreia fraca, se redimiu e vem jogando muito.

FICHA TÉCNICA

Escalações (prováveis)
Manchester City: Ederson; Walker, Fernandinho, Laporte e João Cancelo; Rodri, David Silva e De Bruyne; Sterling, Mahrez e Gabriel Jesus.
Desfalques: Aguero e Mendy
Real Madrid: Courtois; Carvajal, Varane, Militão e Mendy; Casemiro, Kroos e Modric; Isco, Benzema e Vinicius Júnior.
Desfalques: Sérgio Ramos e Mariano Díaz
Horário: 16h
Transmissão: TNT, Facebook Esporte Interativo e EI Plus.

Outros jogos:

Sexta: Juventus x Lyon (16h)
Sábado: Barcelona x Napoli (16h)
Sábado: Chelsea x Bayern (16h)
Quarta: PSG x Atalanta (15h)
Quinta: RB Leipzig x Atlético de Madrid (15h)