Tradição, fé e gastronomia neste final de semana faz o distrito de Caravaggio palco da religiosidade trazida pelos imigrantes. A tradicional festa de Nossa Senhora do Caravaggio reúne milhares de fiéis de toda a região, sendo a maior por festa religiosa do sul catarinense. Sua aparição aconteceu no município de Caravaggio na província de Bergamo na região da lombardia no norte de Itália. “Ora et Labora!”

ÁFRICA & STORIA


Nestas duas semanas estou conhecendo a cinco países do continente africano, sendo eles: África do Sul e mais quatro países da áfrica oriental; Suazilândia, Quênia Moçambique e Madagascar. Povos dividos entre a riqueza e a pobreza, sendo que a pobreza é um percentual altíssimo.

Mas, são países riquíssimos em petróleo, minérios, gás, agricultura, o abundantemente oceano Índico, flora e fauna que atraí turismos do mundo inteiro e a diversidades das culturas afro. O que mais me chamou atenção é que mesmo com toda a pobreza eles tem um sorriso contagiante. No registro, eu, Nilson Olivo e Cide Damiani e as mulheres transportando na cabeça as mercadorias colhidas no campo para vender nas vilas. “Diversità cultural!”

TANTI AUGURI DELIR


Quem trocou de idade no último domingo foi o neoveneziano Delir Savio completando seus oitenta anos. “Bon Conplean!”

BELE TOZATE


As belas irmãs Natália e Marília Gava. “E no toca dirghe pi gnente!!!”

ALTRO CHE BELA


Andressa Fontana Scarpari está entre as mais belas neovenezianas. “Zito tozati… No se ghe dis pi gnente!”