Livro lançado com contribuição da Editora Unesc aponta processos e mecanismos tributários brasileiros que causam desigualdades

Redação Portal Veneza

Desigualdades tributária, social, de renda e outros mecanismos transformaram o Brasil em um paraíso fiscal para os mais ricos. Este é o pensamento trazido pelo doutor em Desenvolvimento Econômico Juliano Giassi Goularti, na obra “Política fiscal e desoneração tributária no Brasil”, com lançamento marcado para sexta-feira ,7. Com os carimbos da Editora Insular e da Editora Unesc, o trabalho será apresentado online.

Conforme o autor, donos de grande capital e a elite de profissionais de alta renda são favorecidos quando o assunto são os impostos sobre bens e serviços, deixando a maior parte da contribuição para aqueles menos favorecidos.

Ao longo da obra, Goularti destaca aspectos como o pobre consumir o que ganha para sobreviver, e pagar proporcionalmente mais impostos do que o rico. A explicação fica ainda evidente quando é analisado o Imposto de Renda desses indivíduos, dos assalariados, de 5 mil reais e donos de fortunas milionárias. O proprietário do maior capital logo leva vantagens sobre lucros e dividendos, assim como os profissionais que vendem serviços como pessoas jurídicas. O mesmo ocorre com as isenções fiscais e tributárias.

Para participar do lançamento e dialogar com o autor, os interessados podem acessar o evento via Google Meet. Clique aqui. meet.google.com/zun-ncyj-vpm.

Conheça Goulart

Autor e coautor de diversas obras, Giassi Goularti é doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), membro da APEC (Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense), do CEDE (Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico) do Instituto de Economia da UNICAMP e da ABPHE (Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica).