O livro Como Eu era Antes de Você, de Jojo Moyes, é o mais vendido no Brasil de acordo com a revista Veja. Sua leitura é envolvente e tem a capacidade de fazer o leitor querer que tudo dê certo para os personagens.

Will Traynor é tetraplégico, totalmente dependente e muito inteligente, sua vida antes do acidente que o deixou com esta deficiência era de muito trabalho, aventura e realizações e isso só dificultava sua aceitação e adaptação. Louisa Clark é uma garota que perde o emprego e não sabe o que fazer, precisa de dinheiro, então aceita a proposta de ser a cuidadora de Will. E quando se conhecem a vida dos dois muda radicalmente.

Louisa tem uma vida normal, mora com a família, tem um namorado e não tem expectativa para o futuro. Ela foi contratada para ser cuidadora de Will por seis meses, juntamente com Nathan, que é um profissional que está neste trabalho há dois anos.

Só que o envolvimento de Louisa com Will aos poucos vai seguindo além dos cuidados necessários, ela se envolve emocionalmente e começa a planejar formas de fazer com que ele se encante novamente com a vida, que descubra que é possível viver e se realizar apesar da dependência e de não conseguir fazer nada sozinho, apesar de toda a dor física, emocional e de suas privações. Ele também aproveita este tempo para incentivar Louisa a evoluir em conhecimento, em querer uma vida melhor, em se descobrir e descobrir o mundo.

Um segredo parece estar bem guardado. Apesar de não se darem tão bem, a irmã de Louisa é sua confidente e ela a auxilia como pode. E os meses vão passando… Cada dia que passa pode ser decisivo e os dois vivem momentos bons e ruins, alegrias e sofrimentos. Um faz o outro feliz da melhor forma que podem, mas os objetivos individuais são opostos.

Will e Louisa vão emocionar muitas leitoras e leitores e não é possível saber quem está certo ou errado. Também não há dúvida que o amor nasce entre eles, mas para saber até que ponto vão ou não viver este amor é o que instiga a leitura até o final. Cuidado para não cair na tentação de espiar as últimas páginas antes de chegar lá para não estragar a expectativa. Para quem decidir ler esta obra, desejo boa leitura!

Como Eu era Antes de Você, de Jojo Moyes – 320 páginas