Colunistas

Livro As Últimas Testemunhas: depoimentos de crianças que viveram a Segunda Guerra Mundial

As Últimas Testemunhas é um livro que reúne depoimentos de pessoas da antiga União Soviética que viveram a Segunda Guerra Mundial quando eram crianças e adolescentes. A jornalista e escritora Svetlana Aleksiévitch entrevistou centenas destes sobreviventes e em forma de depoimentos fez uma obra cheia de traumas, lembranças de sofrimento, perdas e muito mais. São depoimentos que mostram, em muitos casos, a inocência destas pessoas quando a guerra começou e como viveram esse período difícil.

Na leitura deste livro se confirma muito do que já se sabe sobre a guerra, mas o mais triste é que foi vivida e vista por crianças e o que falam é o que sobrou em suas memórias e seus corações. Em alguns relatos está presente o orgulho de estar em guerra, a crença da vitória, de serem imbatíveis. Em outros relatos a dor da perda da mãe, de familiares, a saudade e a espera dos pais é o que se destaca. E infelizmente a fome, a morte, o sangue, o frio, os assassinatos foram uma constante neste período para estes meninos, meninas e adolescentes.

Comer capim, caminhar, viver em orfanatos, não ter família, não ter casa, não ter conhecidos, tudo está relatado. É um livro que mostra as vozes das vítimas, não é exatamente uma obra sobre a guerra, mas sobre os sentimentos destas pessoas na guerra. Cada personagem real de As Últimas Testemunhas mostra a guerra sobre seu contexto, seus sentimentos na época; foi tudo um horror, mas era a vida delas e às vezes poderia ter algo de bom nem que fosse por minutos. A autora não se preocupou em fazer um texto sequencial e sem cortes, ela deixou a narrativa em sua forma bruta, com frases inacabadas, com assuntos misturados, deixa os leitores sentirem o que cada narrador conseguiu tirar de dentro de si em palavras.

As Últimas Testemunhas, de Svetlana Aleksiévitch – 272 páginas.

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.