Economia

Live e oficinas regionais marcam lançamento do Programa Nacional de educação financeira do Sicredi

blank

emana Nacional de Educação Financeira, que inicia nesta segunda-feira, 23 de novembro, foi escolhida para apresentar o Programa

Com o propósito de cooperar para uma vida financeira sustentável, o Sicredi lança nacionalmente e com iniciativas regionais o seu programa de educação financeira Cooperação na Ponta do Lápis. Composto por ações planejadas de modo que atendam necessidades de jovens, crianças e adultos, a iniciativa busca levar educação financeira para as regiões em que a instituição financeira cooperativa atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.

O Programa foi criado e está sendo implementado de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, aproveitando todo o conhecimento e experiência dos profissionais da instituição sobre o tema. Por meio de uma metodologia própria, a iniciativa fornece subsídio para nortear a realização de ações de educação financeira em toda a área de atuação do Sicredi, que hoje está presente em mais de 1,4 mil municípios em 23 estados e no Distrito Federal.

Ações no sul catarinense

Para fortalecer regionalmente o lançamento do Programa, a cooperativa Sicredi Sul SC dará continuidade nesta semana às iniciativas de Educação Financeira que vem promovendo durante o ano. “Transformamos os encontros presenciais em workshops online por causa da pandemia, mas não deixamos de levar conhecimento aos associados e à comunidade em 2020. Pelo contrário, intensificamos nossas oficinas de educação financeira como uma ferramenta para levar crescimento e contribuir para uma sociedade melhor”, explica Aloísio Westrup, presidente da Instituição.

Entre as ações de lançamento, a cooperativa está divulgando localmente a live “Precisamos Falar sobre Dinheiro”, marcada para esta segunda-feira, 23 de novembro, às 19h. Participarão da conversa o comunicador Marcos Piangers e a doutora em psicologia social Vera Rita de Mello Ferreira, que também contribui como orientadora técnica do Programa.

Já na quarta-feira, 25 de novembro, às 19h, será a vez de abordar o tema para microempreendedores individuais. O Workshop PJ MEI: o caminho da saúde financeira para o seu negócio, terá como facilitadores Ariel Vieira, gerente de agência da Sicredi Sul SC, e Valdiclei Ribeiro Luiz, que é assessor de investimentos da Instituição. O evento será direcionado aos associados e a inscrição pode ser feita no link https://bit.ly/3nNK6bn.

O público jovem é o alvo da última iniciativa da semana. O Workshop Grana, o que nunca te falaram, ocorrerá na quinta-feira, 26 de novembro, às 19h. As colaboradoras Liana Cipriano, gerente de negócios pessoa física, e Rafaela Trombim, da área de programas sociais da Sicredi Sul SC, são as responsáveis pelo conteúdo. O encontro também é exclusivo para associados e a inscrição é realizada no mesmo link https://bit.ly/3nNK6bn.

Semana ENEF

Não é de hoje que o Sicredi tem a educação financeira como uma temática fundamental. Prova disso são suas participações em edições anteriores da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), que em 2020 marcará o lançamento do Programa Cooperação na Ponta do Lápis. Neste ano, o evento ocorrerá virtualmente ente os dias 23 e 29 de novembro, com o tema “Resiliência Financeira: Como atravessar a crise?”.

Números da edição de 2019 da Semana expressam a relevância do Sicredi como participante: a instituição foi responsável por 37% das ações realizadas no Brasil, impactando mais de 4,4 milhões de pessoas em todo o país. Por meio das suas mais de 100 cooperativas de crédito, realizou cerca de 5,5 mil ações em mais de 964 municípios, sendo 73% delas palestras e 22% oficinas, totalizando aproximadamente 7 mil horas de capacitações.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Sobre a Sicredi Sul SC

Com mais de 22 mil associados, a Sicredi Sul SC é uma das cooperativas de crédito que integram o sistema Sicredi. Sua área de atuação compreende 45 municípios de Imbituba a Passo de Torres, contando com uma estrutura de dezesseis agências.

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.