Live cultural ntea tera tedeschi
Colunistas Nicola Gava

Live cultural ntea tera tedeschi

Live cultural ntea tera tedeschi

“Live cultural na terra dos alemães” Nesta próxima sexta-feira, 30, a partir das 20 horas a live cultural Bauco Ma No Tanto vai abordar a história e cultura do germânico município de Forquilhinha e seu potencial turístico que está agregado a hospedagem e gastronomia. Acompanhe pelos canais: Nicola Gava Bmnt no YouTube e Facebook.

“Ermutigem, weil kultua mus ausgeübt werden!!!”

Case & castei

Live cultural ntea tera tedeschi

“Casas e castelos”. Poucos neovenezianos conhecem o vale dos castelos de Nova Veneza ao leste do principado caravaggiano. Edificações que foram iniciadas no final da década de 70 com materiais do próprio local, ou seja, de pedra basalto, também conhecida por pedra ferro, abundante em nossa região. São verdadeiras obras de artes em meio a exuberante natureza próximo ao histórico Rio Bortoluzzi  que deu nome a sessão a uma das dezesseis secções da Colônia “Nuova Venezia”, hoje denominado de Rio Serraria, possivelmente pela sua gravidade fornecer água para tração mecânica de uma  serraria, as famosas “pica-pau” que já não existem mais. Flora e fauna são muita preservada, e ali têm alguns vestígios construídos pelos imigrantes nossos italianos. O local merece máxima atenção do plano diretor, cultural e histórico do município e num futuro próximo esta área privada poderá se tornar um futuro ponto e atrativo turístico de visitação, hospedagem, gastronomia e eventos. No registro, o castelo do empresário Olvacir Fontana construído nos anos 80 e readequado na ultima década. “Ti se Piero e con cueste piere mi fó la me cesa!!!”

Canpo Santo

Live cultural ntea tera tedeschi

“Cemitério” O dia de finados está chegando, ir ao cemitério rever os jazigos que abrigam os entes queridos, sejam eles familiar, amigo e outros, o momento sempre nos transporta ao passado, porque lembranças também são relíquias. Sabemos que a vida se concluiu com a morte, por mais que as pessoas temem sobre o assunto, o processo do ciclo é natural. Pelo mundo, muitos cemitérios têm verdadeiras obras de artes. Esta da foto, ainda não concluída remonta a uma pequena igreja com torre que abriga os sinos, foi uma homenagem familiar pelos mais de quarentas anos que o senhor Laudelino “Lau” Gava que tocou sinos na igreja matriz São Marcos de Nova Veneza. “Torna ndrio el sol, no el tenpo!!!”

Bei morosi maridati

Live cultural ntea tera tedeschi

“Belos namorados casados” No registro o Joaçabense Gilberto Antonio Fiorin radicado em Criciúma há mais de trinta anos com a sua bela eterna “morosa” Maria De Lourdes Gava Fiorin. “Giba” ocupa o cargo de gerente geral da agencia da Caixa Econômica neoveneziana.  A origem do sobrenome “Fiorin” na língua vêneta significa dinheiro. “La so mujer gà cata un fiorin!!!” 

Notisie che va lontan

Live cultural ntea tera tedeschi

 “Notícias que vão longe” Gianpietro Zanatta blogueiro italiano da província de Venezia, Itália é apaixonado pela nossa cultura ítalo-brasileira, ele vem divulgando nosso movimento italiano do sul catarinense. Gianpietro vive meio período do ano na Itália e outro aqui no Brasil. O blogueiro que fala das nossas coisas recém fez uma visita ao nossa região sul catarinense juntamente com sua esposa Giovana Zanatta. “Grasie dela visita… torna senpre!!!”

Bon Conplean Nicolò e Piero

Live cultural ntea tera tedeschi

“Feliz aniversário Nicolò e Piero” Outubro é um mês especial para este colunista, pois foi neste mês que nasceu os meus dois filhos, o Nicolò Giuseppe e o Piero Matteo. Parabéns amados filhos. “Auguri fioi!!!”                     

Live cultural ntea tera tedeschi

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.