Linha do Tempo

Linha do Tempo: Igreja Matriz São Marcos

Linha do Tempo

[wpw_ba_viewer width=”auto” ]
[wpw_ba_img src=”http://www.portalveneza.com.br/wp-content/uploads/2012/11/IMG_5998-1.jpg” alt=”http://www.portalveneza.com.br/wp-content/uploads/2012/11/IMG_5998.jpg”]
[/wpw_ba_viewer]

4 Comentários

  1. Adailson

    30/11/2012 at 22:30

    Igreja onde fui batizado. Atrás ficava o salão paroquial, e na frente o Jardim de Infância (isso na década de 60). Lembro da Irmã Remigja, minha primeira professora. Que saudades!
    .

  2. Ademar A. Cirimbelli

    01/12/2012 at 01:36

    Inicialmente, é interessante recordar que a primeira fotografia colorida foi tirada em1872 (França). Outros dizem que foi em 1861. Para fins comerciais, passou a ser utilizada em 1930/36.
    Sobre as fotos, como nasci em 1948 e morava perto, sou testemunha viva dos dois momentos. Na primeira, destaca-se a Casa Paroquial, edificada quando o Padre Quinto Davide Baldessar assumiu a paróquia, no período 1952-56. (Ele era meu padrinho de Crisma). Aos fundos, no alto, o Hospital São Marcos. Destaca-se no cenário a Cruz de madeira, marco das Missões de 1960. Na segunda, a Igreja Matriz já está ampliada, com a parte frontal arborizada. O Largo da Matriz passa a ter nome: Largo Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro. Ele esteve presente na inauguração do mesmo. Tenho fotos da época. O pároco já era o Padre Amilcar Gabriel. Nesta época, em 1956, o Hospital, com todo o seu patrimônio, foi transferido à Congregação das Irmãs Benediticas da Divina Providência. A grande reforma da Igreja Matriz deu-se de 1976 a 79, sob a liderança do Padre Amilcar. A reforma da primeira Igreja de alvenaria de Nova Veneza (inaugurada em 1916) – antes da Igreja Matriz de São José de Criciúma – foi iniciada em 1931 pelo médico italiano Dr. Cesare Tibaldeschi, a pedido do Padre Michele Giacca.

  3. Neide Dal Bosco

    02/12/2012 at 11:29

    Que saudade dos bons tempos de criança, adolescente, adulta…
    Nesta igreja,durante muitos anos, as Irmãs Beneditinas, nos vestiam de anjo para a coroação de Nossa Senhora no mês de outubro. Subíamos no altar, cheios de degraus,com cestinhas cheias de pétalas de rosas, para jogar no momento que N.Senhora era coroada. Momentos lindos, que marcaram minha infância…
    Tudo era minuciosamente ensaiado pela querida irma Afonsina. Até hoje rezo uma oração que ela nos ensinou ,para orar no momento que entrávamos nesta igreja, para a coroação da Mãe de Deus.
    Continuo acreditando que, o que é ensinado às crianças, sempre será lembrado durante suas vidas.Tanto o bem como o mal. Particularmente tive uma infância humilde, porém lindíssima, cheia de valores, de sensibilidade, honestidade e bons exemplos. Isto tudo devo,a meus pais, professores e dirigentes religiosos da minha época, em Nova Veneza.

    Vejam a oração que gravei para sempre em minha memória(seguíamos a Irmã Afonsina,com as pequenas mãos postas…)
    Ó meu Jesus eu vos amo,
    Vos dou todo o meu amor.
    Vos peço pelo coração imaculado de Maria,
    a converção dos pecadores e a salvação das almas.Amém

You must be logged in to post a comment Login

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.