Licenciatura? Ou Bacharelado? Unesc Profissões apresenta mais opções aos futuros acadêmicos

Na penúltima noite da programação, os cursos identificados com Humanidades, Ciências e Educação foram destacados (Fotos: Décio Batista / Agecom / Unesc)

As noites desta semana têm sido dedicadas ao Unesc Profissões, programa que a Universidade realiza para abrir suas portas aos futuros acadêmicos. Nesta quarta-feira (27/10) o programa apresentou os cursos relacionados às áreas de Humanidades, Ciências e Educação. No bate papo recheado de muitas atrações transmitido pela Unesc TV, em seu canal no Youtube, foram apresentados detalhes dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas e Educação Física, nas versões Licenciatura e Bacharelado, além de Física (Licenciatura), Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Teatro.

Uma das explicações mais solicitadas, e que voltou à pauta nesta edição do Unesc Profissões, é sobre a diferença entre Licenciatura e Bacharelado. Foi detalhado que os cursos de Licenciatura têm a mesma duração e conferem boa parte do currículo do Bacharelado. A diferença é que os formados nestes tipos de curso são aptos a ministrar aulas na educação básica, ensino fundamental e médio.

Na programação foi enfatizado também o lançamento das ferramentas disponíveis na página Escolha Unesc, elaborada para esclarecer as dúvidas e mostrar tudo o que se aprende nas graduações oferecidas pela Universidade. Na página é possível, por exemplo, realizar um teste vocacional que pode ser bastante útil na hora da escolha da futura profissão. Os interessados em participar de uma visita monitorada ao campus da Unesc também têm essa oportunidade. Para tanto, é necessário o agendamento com o setor de Relacionamento com o Estudante pelo telefone (48) 3431.2770.

Mais sobre os cursos

Os coordenadores e professores dos cursos apresentados nesta quarta-feira fizeram comentários sobre peculiaridades de cada graduação. A coordenadora do curso de Ciências Biológicas, professora Mainara Figueiredo Cascaes, comentou que “o curso tem 51 anos de história na Unesc”. Ela reforçou as diferenças entre Licenciatura e Bacharelado no ponto de vista da graduação em Biologia. “Na Licenciatura, além de permitir se tornar um professor, é possível atuar com educação em diversos espaços não formais de aprendizagem”, pontuou. “O Bacharelado forma o biólogo, que atua em três grandes áreas associadas ao meio ambiente”, destacou.

A professora Mainara salientou que há uma grande demanda por profissionais da Biologia para atuar em esferas ambientais. “Seja com animais, plantas ou micro-organismos. O campo de atuação é vasto e enriquecedor”, sublinhou. “Uma coisa eu tenho certeza, que quem vem para as Ciências Biológicas na Unesc se encanta com os detalhes da vida”, destacou.

Chamaram a atenção ainda, ao longo do Unesc Profissões desta quarta-feira, depoimentos de acadêmicos, contando suas experiências nos cursos em destaque. Cada um contou a sua trajetória e perspectivas. Foi o caso de Victória de Souza João, que abandonou o curso de Direito no Rio Grande do Sul para estudar Educação Física na Unesc, contemplada por uma bolsa via programa Uniedu.

“Ganhei essa bolsa para o curso de Educação Física Bacharelado e vim conhecer a infraestrutura que tem na Unesc. Foi amor à primeira vista, amei muito a recepção, da coordenação e dos seguranças. Apresentaram-me a piscina, as quadras externas, as quadras cobertas de vôlei, os ginásios de esportes e outros equipamentos. Comecei a ver o outro lado da Educação Física, porque tinha uma visão totalmente diferente, e a partir das aulas observei que não era só estética e sim a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar das pessoas”, contou Victória. “Hoje eu faço parte do grupo de pesquisa na extensão, é muito gratificante começar a trabalhar com idosos que só conseguem caminhar com auxílio de muletas, andadores e, no final do projeto, você vê o mesmo idoso conseguindo caminhar sozinho, sem nenhum aparelho. Isso tudo é muito gratificante”, completou a estudante.

A programação do Unesc Profissões termina nesta quinta-feira (28/10) com a programação a partir das 19h, transmitida direto do Auditório Ruy Hülse pela Unesc TV, com foco nos cursos das áreas de Ciências, Engenharias e Tecnologias. Os cursos envolvidos nesta noite serão Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.

Redação Portal Veneza

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.

Bloqueio de anúncio detectado!

Por favor, para continuar é necessário desativar seu bloqueador de anúncios!