Colunistas

Leon de San Marco


Amanhã a igreja católica celebra o santo evangelista São Marcos, que é o padroeiro de Nova Veneza, da região do vêneto e de Veneza na Itália, onde está a famosa basílica São Marcos que guarda os restos mortais do santo evangelista.

Quando se fala, ou, se refere à “Venezia” vem o leão alado, ou seja, o leão de asas, o maior símbolo de Veneza. Nas conquistas e domínios da extinta república Vêneta, o território era marcado com uma escultura de um leão exposto em pontos centrais.

Porque o leão de São Marcos? Os quatro evangelistas; Marcos, João, Lucas e Mateus são representados na arte cristã por um ser vivente: São Mateus é simbolizado por um homem; São Marcos por um leão, São Lucas por um touro e São João por uma águia. No registro fotográfico, a corajosa Sani Girardi Spillere no último final de semana zoológico de Buenos Aires. “Viva San Marco… Viva…!”

SPETACOLO SANTO


Entre a tradição religiosa apostólica romana da sexta feira santa e a interpretação de atores neovenezianos na encenação no trajeto da Via-crúcis de Nova Veneza, foi um espetáculo para quem participou da tradicional caminhada. Na ótica fotográfica do arquiteto José Luiz Ronconi o nosso Zé que tem a fotografia como hobby, deixou ainda mais real, esta milenar tradição denominada de Paixão de Cristo.  “Vènare santo jorno del signor, jorno del dolor!!!”

STORIA  ED’IDENTITÀ

O meu entrevistado desta semana é o senhor Gelmino Gava, cadeirante, com a idade de 86 anos e de invejável memória. Nasceu na linha Gava próximo às margens do Rio São Bento. Ainda menino, da roça para o centro de Nova Veneza, puxou centenas de  viagens de areia em carro de bois do Rio Mãe Luzia para construção do colégio Abílio César Borges.

Ainda moço aprendeu a profissão de sapateiro, que exerceu boa parte da sua vida. Tinha sua própria sapataria, foi sócio da “Sapataria Ronconi” que era composta por um grupo de sapateiros de Nova Veneza, inclusive o saudoso ex-prefeito Aquilino Cirimbelli, retornou de sapateiro autônomo.

Foi um dos proprietários do famoso Quitanda (Salão de baile da época, localizado onde está o supermercado Bistek de Nova Veneza). Depois da Sapataria começou a representar venda de gás. Das dezenas de fatos neovenezianos narrados por quem passou, Gelmino também testemunhou o único acidente aéreo em Nova Veneza ocorrido na década de “50”, que fatalmente vitimou o piloto, bem próximo a sua atual residência Chi sà, sà!!!

EL VIN ZE BON


Na semana passada a vinícola Casa Savoia vinificou a uva cabernet sauvignon proveniente da Serra catarinense. O sócio engenheiro agrônomo Durci Citadin é quem acompanha a produção em São Joaquim, para garantir à qualidade das uvas foram transportadas em caminhão refrigerado.

Todo esse cuidado é a parte mais importante para garantir qualidade do excelente vinho Casa Savoia. Depois o vinho vai seguir o processo específico de tecnologia e qualidade para que você possa degustar o vinho em 2023. Vai demorar, mas, vale a pena! No registro fotográfico: Daniela Citadin, Salete Gava Citadin, Galdino Gava, Durci Citadin e Vera Gava, na seleção das uvas. “Non se vive sensa vin!!!”

SANCIRO & FREITAS

Empresário Sanciro Ghislandi e o deputado federal Daniel Fretas que, nos próximos dias o conterrâneo está com a agenda marcada em Brasília. “Avanti fioi!!!”

MI SON SERAN SI SIGNOR

Quem trocou de idade na última segunda feira foi o meu amigo Clenor Rodrigues Da Luz carinhosamente conhecido por Tio Creno. Há quadro décadas ele deixou a costa do Rio Pelotas no Rio Grande do Sul e se bandeou para capital mundial da Polenta. Serrano da gema, ele completou só 68 anos. “Vita longa par ti seran!!!”

ALTRO CHE BELA TOZATA

Jovem, querida, simpática, bela e culta esta “tozata” Maria Laura Ghislandi Freitas de dezoito anos. Fiquei surpreso quando ela me falou “Nicola eu li o livro da historia de Nova Veneza”. Aí me pergunto: Quantos neovenezianos leram este livro?  O livro é do autor Zulmar Hélio Bortolotto com a colaboração do seu primo Nevton Bortolotto. “Brava Laura!!!”

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.