Le nostre prime vie

Le nostre prime vie

“As nossas primeiras ruas”. Uma curiosidade que descobri recentemente nas minhas pesquisas. Nova Veneza foi fundada 1891 e até novembro de 1957 nenhuma rua do município tinha nome oficializado. Nova Veneza nos primórdios da colônia “Nuova Venezia” pertencia ao município de Araranguá até 1912 quando Criciúma se torna município que também era Vila de Araranguá. Com a emancipação de Criciúma, Nova Veneza passou a ser Vila de Criciúma até 1959, quando se tornou município.

Em 19 de novembro de 1957, Addo Caldas Faraco prefeito municipal de Criciúma sancionou a lei numero 218 que denomina vias públicas na Vila de Nova Veneza, são elas: Praça central (Jardim) de Humberto Bortoluzzi, Rua “A” de Nicolau Pederneiras; Rua “B” Cônego Miguel Giacca; Rua “C”Antonio Remor; Rua “D” Dr. Carlos Gorini; Rua “E” Alfredo Pessi; Rua “F” Miguel Napoli; Rua “G” José Canella; Rua “H” Rua dos Imigrantes e Largo Dom Jaime Câmara que fica defronte a igreja Matriz São Marcos e o Museu do Imigrante. Mas o mais curioso de todas essas ruas centrais é rua “F” dedicada a Miguel Napoli, que não sei onde é.

Solicitei ao atual planejamento da prefeitura e a resposta é que a mesma não existe. Claro que uma falha do passado, mas, vamos tentar descobrir onde seria essa rua. É uma pena, com o incêndio da prefeitura de Criciúma, tais documentos foram perdidos. Mas, as pesquisas continuam. “Tute le vie te porta a Nova Venésia!!!”

Grasie Di Piero

Le nostre prime vie

“Obrigado Di Piero” Meu amigo das antigas Fabio “Fabão” Spillere e sua bela, a simpaticíssima Rafaela Colle são leitores assíduos da minha coluna. Obrigado pelo carinho e pelos presentes a este Bauco. “Grasie e grasie!!!”

Bon Conplean  

Le nostre prime vie

“Feliz Aniversário” Quem trocou de idade no ultimo domingo foi à professora Margarete Elisa Damiani esposa do Sargento da reserva Geraldo Amilcar Coral que troca de idade nesta quinta feira. “Tanti auguri par i morosi maridati!!!”

Do tre paroe… 

-Piassa del Leon composta do maior símbolo da região do Vêneto ficará pronta no mês de abril. Devido a pandemia sua inauguração foi transferida para o mês de junho.

– Figueira, falando acima de ruas e praça de Nova Veneza, você sabia que a grande figueira da Praça Humberto Bortoluzzi foi plantada pelo saudoso Laudelino “Lau” Gava?

– Você sabia que já caiu um avião no centro de Nova Veneza? O acidente aéreo foi às 12h30min do dia 26 de março de 1956. O monomotor pilotado pelo Celso Borges De Souza sobrevou três vezes o centro de Nova Veneza e caiu nas margens do Rio Mãe Luzia há 120 metros ao sul da “ponte dei morosi”. O piloto estava só e faleceu no acidente. Celso era esposo da vivente neoveneziana, senhora Diva Gorini Borges De Souza.

– Medidas de restrições de pandemia tem deixado o setor gastronômico em situação complexa.

– Vídeo documentário sobre como surgiu a Via-Crucis de Nova Veneza está sendo produzido pela Bmnt/SG  e vai iniciar circular na semana santa.

– Na língua vêneta “Strucon” significa “Um grande abraço”

Le nostre prime vie
Le nostre prime vie