Le nostre Monèghe

Le nostre MonègheEssa semana os Confrades da Confraria Neoveneziana Pan & Vin estiveram conhecendo um grande projeto social em São José dos Pinhais no estado do Paraná que é administrado pela neoveneziana, Irmã Narcisa Pasetto. Narcisa é freira da congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência. Denominado de “Lar Mãe Maria” tem capacidade para 50 pessoas, sejam eles recém nascidos até jovens crianças com seriíssimos problemas sociais, que posteriormente são adotadas definitivamente. Outra neovenziana que trabalha no local é a Irmã Gorete Possamai. “Bel laoro… Conplimenti!!!”

MIRAGLIA  ZE TERON NEOVENESIAN

Le nostre Monèghe
Essa semana conheci pessoalmente o engenheiro Cláudio Miraglia filho de imigrantes italianos que vieram para Criciúma na década de 50. Sua mãe é triestina, ou seja, da província de Trieste que fica no extremo nordeste da Itália, próximo a Áustria.

Seu pai era da Catanea que fica na região da Sicilia no extremo sul da península itálica. Sr. Claúdio Miraglia narrou que seus pais eram muito amigo do saudoso Dr. Dino Gorini médico italiano radicado em Nova Veneza de renome regional pelo seu excelente profissionalismo.

Nos últimos dias de gravidez, sua mãe ficou hospedada em Nova Veneza no antigo hotel da saudosa Armida Crippa Burigo esperando para dar a luz no hospital São Marcos com atendimento do médico amigo. Aqui na capital mundial da Polenta nasceu e foi registrado seu Claúdio Miraglia. No registro Claudio com esposa Célia Ramos e o neto Artur Miraglia Fries. “Grasie dela amisisia consitadino!!!”

PIANTAR GRANO-TURCO COL XAXO

Le nostre Monèghe

Aos 83 anos o senhor André Gava ainda cultiva o plantio do seu próprio milho nativo para consumo familiar com técnica muito antiga, a plantação feita com o “xaxo”, que é um bastão que perfura a cova e depois é coberta com o mesmo, ou com os próprios pés. “Bravo Armando!!!”

PRETE SERTANEJO NTEA FESTA DELA GASTRONOMIA

Le nostre MonègheNotícia em primeira mão. O sacerdote cantor e apresentador de programa de rádio e televisão, Padre Alessandro Campos que faz muito sucesso poderá  ser uma das atrações da festa da gastronomia deste ano que, passará de quatro para dez dias de festa.

Mas, tem outra novidade para a prolongada e tradicional festa que um marco neoveneziano e atrai muitos turistas de todo Brasil.

Esse ano, um momento durante a festa, a musicalidade italiana será interrompida por barulhos de motores, hélices e fumaça colorida, pois as esquadrilha da fumaça fará espetáculo no céu neoveneziano durante a festa. “Prete famoso! Ma si casca zo el avion???”

LA TOZATA DE 99 ANI

Le nostre MonègheSaudável e muito lúcida Amélia Piccolo Uggione completa hoje seus 99 anos. Faltando apenas um ano ara completar um século de vida, Nona Amélia tem excelente visão, e deves enquanto pega a enxada e vai capinar no horto. Ela é esposa do saudoso Libero Uggione que já foi vereador da capital mundial da Polenta. “Salute, vita sana e longa par la Nona Amélia!!!”

BELA TOZATA

Le nostre MonègheBela, charmosa e simpaticíssima jovem Taiana Moro descendente de imigrantes italianos que colonizaram Nova Veneza, que depois migraram para o sudoeste do Vale do Araranguá, está entre as mais belas leitoras da coluna. “Cavéi risi e oci blu… Mamamia che bela! Altro che bela!!!

Le nostre Monèghe

Le nostre Monèghe