La radio WEBmnt veneto
Colunistas Nicola Gava

La radio WEBmnt veneto

“A rádio WEBmnt vêneto” Um projeto que vem sendo estudado e traçado por este colunista em breve estará concluído é vai resgatar e ensinar o linguístico mais usado pela imigração italiana do sul catarinense, que é a língua vêneta, também conhecida por dialeto vêneto. Uma rádio digital vai entrar no ar denominada de “Radio WEBmnt Veneto” com programação 24 horas em língua vêneta. Com transmissão digital que em breve vamos divulgar os canais de acesso, a rádio terá também um estúdio na área central de Nova Veneza, SC para programas ao vivo.

A “bauquíssima” rádio faz parte do projeto “Bmnt” que é o resgate, registro e a publicação dos vestígios da imigração italiana do sul catarinense e etnias de convívio. Só par ser ter uma ideia a língua romana tem 2.700 anos e a língua vêneta 3.600 anos, portanto a vêneta tem 900 anos a mais. Existem centenas de programas de rádios no Brasil que falam o “talian” que é uma mistura de dialetos e com mistura de palavras aportuguesadas, mas são programas semanais. A WEBmnt  vais ser diariamente voltada para nossa cultura ítalo-brasileira com musicas, o linguístico dos outros dialetos, entrevistas, enogastronomia, transmissão de eventos ao vivo, entrevistas com autoridades e diplomacia italiana, conexão com outras rádios da região e da Itália e muitas novidades que vão revelar para o mundo a italianidade da nossa região, sendo ela a porta voz do movimento italiano.

A iniciativa é do Nicola Gava e o investimento vem de apoio de vários de empresários da nossa região. Segundo o italinista Névton Vicente Rech Bortolotto a rádio WEBmnt com a tecnologia de ponta vai dar muito mais ênfase ao resgate e a difusão da nossa cultura de origem, sobretudo o nosso dialeto/língua vêneta que é nossa identidade maior que jamais deverá ser esquecido, temos que apostar mais nestas iniciativas através da tecnologia para divulgar a nossa cultura, conclui Bortolotto.  “Ascolton la WEBmnt!!!”    

Laoro en sasi

La radio WEBmnt veneto

“Trabalhos em pedras” A taipas, muralhas e detalhes decorativos confeccionados na pedra ferro (basalto) têm agregado muito no belo da arquitetura preservando técnicas e valorizando matérias da nossa geologia regional. No registro os primos irmãos Leandro e Dilnei Damian são “muratori” da quarta geração especializados na edificação desse material que exige muito profissionalismo. “Sasi sol sasi!!!”  

Live cultural Bmnt ntel Caravajo

La radio WEBmnt veneto

“Live cultural Bmnt no Caravaggio” Depois de muito sucesso em Urussanga a Live Cultural Bauco Ma No Tanto será no distrito de Caravaggio na sexta feira dia 16 de outubro a partir da 20 horas. O projeto das Live que estão percorrendo vários municípios do sul catarinense está fazendo sucesso por onde passa, ou seja, pelos os municípios que estão sendo transmitida. A história de Caravaggio em todos os aspectos será mostrada em duas horas pelos canais Nicola Gava Bmnt no YouTubee Facebook.. “No sta mia desmentegar!!!”

La nostra natura

La radio WEBmnt veneto

“A nossa natureza” Ontem, 05, a Fundação do Meio Ambiente de Nova Veneza (FUNDAVE), em parceria com o Instituto Alouatta, lançou a cartilha “Guia de Observação de Aves de Nova Veneza”. O material impresso traz imagens e nome mais de cinquenta espécies abundantes no município. Segundo o presidente da Fundave, o engenheiro Juliano Mondardo Dal Molin esse material está relacionado ao conhecimento da nossa avefauna,  preservação e material turístico. “Beo laoro, bei oselin che gavemo cuà!!!”

La bela del Careàs

La radio WEBmnt veneto

“A bela do Caravaggio” Simpaticíssima Ana Luize Frassetto Baroni direto do principado caravaggiano. Ana luize está entre as mais belas neovenezianas. “Altro che bela, no ocor dirghe pi njente!!!”

Bon conplean

La radio WEBmnt veneto

“Feliz aniversário Marcos” Que trocou de idade foi o meu leitor assíduo Marcos Aurélio Spillere Filho. Jovem de vinte um anos que tem a minha admiração por leitor, educação e excelente formação. Ele cursa direito e tem um canal no YouTube muito interessante, vai lá e confira. “Grasie Marco!!!”

 
 
 
 
La radio WEBmnt veneto

Todos os dias as notícias do
Portal Veneza no seu e-mail

Leia nossa política de privacidade para mais detalhes.