Colunistas

La bodega del Náni

Bar, venda, armazém ou bodega do Náni. Na localidade de Rio Jordão Baixo, Belun (Siderópolis) tem o histórico comércio do Seu João Varmelati carinhosamente conhecido por “Náni”, que resiste ao tempo, no casario de madeira construído em 1916. O comércio está aberto desde 1961.

Muito saudável, seu João está com seus 88 anos, e muito ativo na sua tradicional “Bodega” atendendo e ouvindo sua fiel clientela, “sabe lá quanta história?”. O registro fotográfico é testemunho que nos intervalos dos clientes ele aproveita para sapar o horto próximo a venda.carpir (Na língua veneta). “Cuanta storia el gà sentio!!!”

MANCA POCO PAR SENTO ANI


Felicidade, sempre estamos em busca da felicidade!

Na semana passada eu fui entrevistar a “felicidade”, ou melhor, uma senhora de nome registrado, Felicidade Savaris De Mattia. Nascida na localidade de Rio Albino em Siderópolis e moradora da localidade de Rio Manin (Treviso), Dona Felicidade vai completar 100 anos no dia 15 de agosto.

Lucidez, sabedoria, experiência de uma vida árdua, mas, com muita pureza e alegria, um linguístico vêneto de se emocionar. Ela é testemunho vivo dos meus documentários. “La me par una tozata!!!”

PAR LA EUROPA

De férias o florianopolitano que reside na capital mundial da Polenta, Bruno Daniel Andrade escrivão de paz do cartório central de Nova Veneza com sua bela esposa Vanessa Carla Oliveira Andrade fez turnê na Europa passando por Portugal, Espanha e a França.

Em Paris além de visitar a torre Eiffel, o ínclito amigo passou por vários museus onde conheceu o famoso quadro de Leonardo Da Vince a Monalisa. Na Espanha conheceu o castelo de Segóvia, em Portugal o castelo dos Guimarães e para encerrar trouxe registros dos seus antepassados portugueses. “Bone férie, altro che bone!!!”

CRIPPA, EL NOSTRO GALVÃO BUENO

Emerson Crippa é o nosso “Galvão Bueno” da capital mundial da polenta. Filho do saudoso Claúdio “Crapon” Crippa, que de tão dedicado ao futebol ganhou nome do campo de futebol suíço aqui em Nova Veneza. A semente não cai longe do pé! Emerson hoje faz parte da equipe de apresentadores do “Tabelando” programa esportivo como comentarista, transmitido pela Engeplus. No registro, Emerson é o de chapéu com os colegas na transmissão ao vivo na última segunda feira, direto do Sucataço no principado caravaggiano. “Bravi!!!”

CAVAI CHE TROTANO

Alex Cavalheiro um dos empresários neovenezianos mais bem sucedido. Sócio proprietário do Instituto Mix que se expandiu para os quatros cantos do Brasil. Neto do saudoso Jacy Cavalheiro, apaixonado pelo campo, os patriarcas do Mix criaram a Cabanha Jacy Cavalheiros e para relaxar uma cavalgada no lombo de uma das melhores raças de cavalos dóceis e machador, o manga larga. “Bravi e bei cavai!!!”

BEI MOROSI

Nosso imperador e excelente vizinho Leandro Furlan e sua belíssima e simpática “morosa” Patrícia Gomes Wessler aproveitando o final do verão. “Disea la vécia Nona Angelina: Che bon eser zovanoti!!!”

CHE BEL VEGNER FORA VÉCI !

Nona Maria Ronchi Ghislandi esposa do saudoso e folclórico Írio Ghislandi que eternizou várias frases completou essa semana seus 95 anos.

Filha de imigrantes italianos vindos da província de Milão. Os Ronchi são do município de Vapprio D’adda que fica nas margens do Rio Adda que separa a província de Bergamo com a de Milano. “Bon Conplean Nona Maria, saute e paxe ancò e senpre!!!”

Topo
NOSSAS NOTÍCIAS NO SEU E-MAIL
Receba uma vez por dia no seu e-mail, as notícias do Portal Veneza
Suas informações nunca serão compartilhadas com terceiros.