Joares Ponticelli lidera missão oficial à Itália e Vaticano

O presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli (PP), lidera missão oficial à Itália e Vaticano, entre os dias 18 e 21 de novembro, com o objetivo de participar de um encontro com o Papa Francisco e estreitar relações com o Parlamento italiano. Ponticelli também participará, em Roma, da gravação do programa Cristianità, transmitido no mundo pela Rai Internacional.

O encontro com o Sumo Pontífice está confirmado para quarta-feira, 20, às 10 horas (horário de Roma), oportunidade em que será entregue de presente ao Papa uma imagem de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado, esculpida pelo artista catarinense de Treze Tlias, Werner Thaler.

A comitiva é formada pelo vice-governador Eduardo Moreira, deputado Pedro Baldissera (PT), presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco Côrte, vice-presidente da Fiesc, Alfredo Pietrovski, diretor de relações internacionais da Fiesc, Henry Quaresma, presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL), Sérgio Alexandre Medeiros e secretária executiva de Relações Institucionais da Alesc, Katia Sarlet Rezende.

Parlamento

Devido aos históricos laços culturais com o Estado de Santa Catarina, em função do grande fluxo migratório a partir do final do século XIX, a Itália é uma importante parceira do Brasil e dos catarinenses, tanto em termos políticos quanto comerciais.

Um fator de reconhecimento desta relação da Itália com outras nações é a reserva de seis vagas no Parlamento italiano aos cidadãos italo-descendentes da América do Sul, sendo quatro na Câmara dos Deputados e duas no Senado.

O Parlamento catarinense recebeu o convite oficial da deputada Renata Bueno, ex-vereadora de Curitiba e primeira mulher brasileira a ocupar um destes postos, e do senador italo-brasileiro Fausto Longo, para uma visita oficial ao Parlamento italiano. A comitiva catarinense visita o Legislativo italiano no dia 20, às 15 horas, e acompanha a sessão do Senado.

Papa

No encontro com o Papa Francisco, o presidente da Assembleia Legislativa, Joares Ponticelli, vai destacar a religiosidade do povo catarinense, consolidado como o oitavo estado brasileiro com maior número de católicos (72,9%). Entre os temas que pretende enfatizar está a importância da busca da fé e o desenvolvimento de um novo turismo no estado a partir da canonização da Beata Albertina Berkenbrock (Imaruí, 11 de abril de 1919 – Imaruí, 15 de junho de 1931), que foi uma menina brasileira a quem são atribuídos milagres.

As autoridades entregarão de presente ao papa uma imagem de Santa Catarina de Alexandria, simbolizando a fé dos catarinenses. “Vamos pedir uma benção especial do Papa para todos os catarinenses e que ele venha a Santa Catarina para constatar a devoção do nosso povo”, disse Ponticelli.

Outra agenda a ser cumprida em Roma é a participação no programa religioso e cultural Cristianitá, conduzido por Suor Myriam Castelli. O programa transmitido pela Rai Internacional recebe historiadores, alto prelado e especialistas em religião. A gravação será feita na Igreja Sant’Anna, na cidade do Vaticano.

Foto: Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo da Arquidiocese de Florianópolis e Ponticelli com a imagem de Santa Catarina de Alexandria que será entregue de presente ao Papa

Júlio Cancellier / Foto de Sílvio Gomes